Cidade
Vacina contra a dengue é eficaz contra subtipo mais grave e raro encontrado em Votuporanga
A prevenção contra a doença, que agora tem um novo subtipo, pode ser realizada por meio da vacinação; Clínica Protege oferece o imunizante
publicado em 25/11/2023
A responsável técnica Haline Morato, da Clínica Protege, falou sobre o impacto da vacina no novo subtipo encontrado (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Após a identificação do subtipo mais grave da dengue, o DENV3, que estava desaparecido por 15 anos no estado de São Paulo, aparecer em Votuporanga, muitas pessoas entraram estado de alerta. Mas uma luz no fim do túnel se abre, isso porque existe vacina contra esse subtipo raro e ela está disponível na cidade.
De acordo com a enfermeira e responsável técnica pela Clínica Protege, Haline Morato, o imunizante é recomendado para a prevenção da doença causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus, trata-se da nova Q-Denga, que pode ser administrada em pessoas com idades entre quatro e 60 anos.
A vacinação pode ser realizada pela Clínica Protege, uma instituição de Votuporanga que oferece o que há de mais moderno em termos de prevenção. Nesse sentido, Haline já alerta que o imunizante tem contraindicação em mulheres gestantes, que estejam amamentando; crianças menores de quatro anos; adultos com mais de 60 anos; pessoas que vivem com HIV; e pacientes imunodeficientes.
“Os estudos demonstram ser uma vacina bem segura e com ótima eficácia no grupo da população que pode toma-la”, disse ela.
A enfermeira explica que a nova Q-Denga se diferencia da Dengvaxia, aprovada anteriormente pela Anvisa, que é recomendada apenas a quem já foi infectado pelo vírus.
“O esquema completo prevê duas doses com intervalo de 90 dias entre cada uma. A vacina é eficaz e apresenta índices gerais de 80,2%, enquanto a eficácia contra as formas que requerem hospitalização é de 90,4%”, completa Haline.
A vacina, segundo a enfermeira, protege contra os quatro tipos de dengue que circulam no país. Os índices foram obtidos por 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28 mil crianças e adultos, incluindo um estudo com seguimento de dados clínicos por 4,5 anos.
“Ela foi aprovada depois de todos esses estudos. Decorridos 4,5 anos do esquema vacinal, a eficácia contra as formas que requerem hospitalização se mantém alta, em 84,1%”, finalizou ela.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/vacina-contra-a-dengue-e-eficaz-contra-subtipo-mais-grave-e-raro-encontrado-em-votuporanga-n77793