Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/12/especial-de-natal-natal-e-realidade-constante-a-palavra-do-bispo-de-votuporanga-n78156 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Especial de Natal | Natal é realidade constante: a palavra do Bispo de Votuporanga
O sacerdote preparou um artigo, a pedido do Jornal A Cidade
Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo da Diocese de Votuporanga (Foto: Diocese Votuporanga)
Abrindo as portas para a época mais significativa para os fiéis cristãos, Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo da Diocese de Votuporanga, faz um convite à reflexão sobre o Natal e sua essência divina. O sacerdote preparou um artigo, a pedido do Jornal A Cidade, onde enfatiza que essa festa não apenas comemora um evento histórico, mas também ressalta a presença constante e transformadora de Jesus Cristo nas vidas das pessoas.
Com base na tradição cristã, Dom Moacir aponta que a celebração do Natal não se restringe ao aspecto festivo, mas também carrega uma importante mensagem de amor, compaixão, perdão e solidariedade. Confira abaixo a palavra do Bispo de Votuporanga sobre o Natal:
Caros fiéis,
É com alegria e gratidão que dirijo minhas palavras a vocês neste período sagrado do ano, quando nossos corações se enchem de fervor e devoção. O Natal, uma festa sublime e reverenciada, que nos conduz a meditar sobre a essência divina do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta é uma festa muito importante para a caminhada cristã, para todos nós que estamos no segmento de Cristo.
Nós temos duas festas importantes ao longo do ano para alimentar nossa vida espiritual, a nossa caminhada cristã. É a festa da Páscoa e a festa do Natal. Na festa da Páscoa, nós temos sete semanas para contemplar esta realidade da Vitória de Jesus sobre a morte. E o Natal, embora não seja a mais importante, mas também tem um ciclo para a gente meditar. Para a preparação dessa festa, nós temos quatro semanas que é chamado o Tempo do Advento.
Além desse lado festivo, no sentido que a nossa cultura promove, a gente não pode perder aquela luz essencial que vem da Estrela de Belém. Recordamos o humilde estábulo, onde o Filho de Deus veio ao mundo. É uma vinda modesta, ele nasceu em uma família pobre. Aquela manjedoura representa a grandiosidade do sacrifício de Deus por seu povo.
Nós entendemos o Natal a partir da luz da ressurreição. Ele já está entre nós. Ele nasceu para nós. Comemoramos o seu nascimento há 2023 anos, mas Ele continua entre nós. Esta foi sua promessa: estar conosco todos os dias. Esse nascimento, essa visita de Deus, é uma visita permanente, por isso que esta época nos coloca dentro dessa dinâmica de olhar para o Natal como a vinda histórica de Jesus que culminou com a ressurreição. Ele voltará em uma vinda gloriosa, não mais como menino Deus, mas como um Rei Glorioso para acolher aqueles que acolheram a sua proposta de vida neste mundo.
O verdadeiro significado do Natal está na doação, na compaixão e na união fraternal. Em um mundo muitas vezes envolto pela ganância e pela indiferença, o Natal nos convoca a estender a mão ao próximo, a compartilhar o amor que recebemos do Divino. O nascimento de Jesus é justamente a visita de Deus que vem orientar a nossa caminhada para ser uma história de salvação, de mais fraternidade, mais perdão, mais solidariedade, mais justiça e que também faz a gente valorizar a nossa vida pessoal, a nossa vida comunitária, a nossa participação na sociedade.
A grande força do Natal é a preparação para a acolhida Daquele que nasceu entre nós e que quer nascer também no nosso coração. A partir dessa presença de Jesus, a partir da sua proposta de vida, nós somos chamados a rever também a maneira de organizar a nossa vida, a vida da nossa comunidade, a vida da nossa sociedade.
Que a gente saiba justamente abrir o nosso coração para a presença Dele, para a Palavra Dele, para o Evangelho Dele e experimentar essa alegria. Vivendo mais na fraternidade, a misericórdia, tendo essa sensibilidade também com os que sofrem, os injustiçados, os pecadores.
Um Feliz Natal para todos aqueles que querem experimentar essa vida nova que vem do Filho de Deus. Que nasceu de Maria, mas veio para todos nós para iluminar as nossas vidas, para termos uma vida conforme o plano e o sonho de Deus.
Um Feliz Natal a todos vocês. Deus nos abençoe.
Dom Moacir Aparecido de Freitas Bispo da Diocese de Votuporanga
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/12/especial-de-natal-natal-e-realidade-constante-a-palavra-do-bispo-de-votuporanga-n78156
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco