Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/02/em-meio-a-crise-com-moradores-de-rua-camara-volta-a-discutir-comite-contra-doacao-de-esmolas-n78977 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Em meio à crise com moradores de rua, Câmara volta a discutir comitê contra doação de esmolas
A iniciativa já havia sido debatida anteriormente e gerou polêmica, mas agora voltou a ganhar força diante do atual cenário e foi reapresentada pela vereadora Sueli Friósi (Avante)
Em meio à crise que se instaurou no centro de Votuporanga, em razão do aumento no número de moradores em situação de rua, a Câmara Municipal vai voltar a discutir a possibilidade de criação de um comitê para combater a prática da doação de esmolas na cidade. A iniciativa já havia sido debatida anteriormente e gerou polêmica, mas agora voltou a ganhar força diante do atual cenário e foi reapresentada pela vereadora Sueli Friósi (Avante).
Segundo Sueli, a presença de moradores em situação de rua está se agravando em Votuporanga, com cada vez mais pessoas, incluindo homens, mulheres e até crianças, pedindo nas ruas e semáforos. No entanto, ela ressaltou que doar esmolas não garante a cidadania e pode provocar um efeito inverso, já que muitos recusam ajuda especializada, já que encontram nas ruas os recursos que precisam para sustentar seus vícios, seja em álcool ou drogas.
“Nós temos uma instituição onde tem comida, tem banho e pouso, mas eles não querem ficar lá dentro, pois querem continuar usando drogas e bebendo e lá não pode. A população precisa entender que eles não querem sair do conforto (entre aspas), não querem comprometimento com regras e se continuar com as esmolas nunca irão sair. Se a população quer ajudar, então que doe para instituições de Votuporanga, pois esta instituição vai ajudar as pessoas que querem ser ajudadas”, explicou a vereadora.
Diante desse cenário, a vereadora defende a criação de um comitê composto por membros do poder público e da comunidade local. O objetivo do comitê será desenvolver uma campanha de conscientização, desencorajando a prática de dar esmolas e educando a população sobre os efeitos negativos causados por essa ação.
A iniciativa foi encaminhada à Prefeitura na forma de um anteprojeto de lei e agora cabe ao Poder Executivo avaliar a ideia e tomar as medidas necessárias, caso entenda necessária a criação do comitê.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/02/em-meio-a-crise-com-moradores-de-rua-camara-volta-a-discutir-comite-contra-doacao-de-esmolas-n78977
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco