Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/02/nome-sujo-quase-7-mil-pessoas-entraram-para-a-lista-do-scpc-no-ano-passado-em-votuporanga-n78914 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Nome sujo: quase 7 mil pessoas entraram para a lista do SCPC no ano passado em Votuporanga
Por outro lado, mais de 3 mil pessoas “limparam” o nome; a cidade segue com mais de 10% da população inadimplente
Associação Comercial de Votuporanga; em 2023, mais de 3 mil pessoas “limparam” o nome (Foto: ACV)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
No quesito finanças o ano passado não foi muito fácil para quase 7 mil pessoas em Votuporanga que entraram para a lista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Os munícipes com o “nome sujo na praça” não conseguem, por exemplo, fazer compras parceladas no cartão de crédito e ficam “queimadas” no comércio.
A lista o SCPC mostra que em Votuporanga há 11.365 pessoas com o “nome sujo”, portanto mais de 10% da população – o último Censo do IBGE mostra que o município tem 96,634 habitantes.
Somente no ano passado, 6.933 pessoas entraram para lista do Serviço Central de Proteção ao Crédito. Por outro lado, 3.191 limparam seus nomes. A forma mais prática de saber se há dívidas negativadas é fazendo a consulta nos birôs de crédito, como na Serasa. Pelo aplicativo ou site da Serasa é possível consultar rapidamente, de forma gratuita, online e em poucos minutos.
Os birôs de crédito são empresas autorizadas pelo Banco Central que trabalham com bancos de dados de Pessoas Físicas e Jurídicas. Esta é a principal função dos birôs: registrar o histórico financeiro de indivíduos e empresas.
De acordo com a Associação Comercial de Votuporanga, a ACV, para sair da lista do SCPC basta quitar a dívida, e a própria empresa já providencia a retirada do nome do banco de dados.
Em nível nacional, percentual de famílias com dívidas, em atraso ou não, ficou em 78,1% em janeiro deste ano. A taxa ficou acima dos 77,6% de dezembro e dos 78% de janeiro de 2023. Dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A parcela de famílias inadimplentes, isto é, aquelas endividadas que têm contas e dívidas em atraso, recuou em janeiro. Os 28,3% registrados no mês são o menor percentual desde março de 2022. Em janeiro de 2023, a taxa havia sido 29,9%, enquanto em dezembro, ficou em 28,8%.
Entre os principais responsáveis pelo endividamento do consumidor estão o cartão de crédito (86,8%), os carnês (16,2%), o crédito pessoal (9,7%) e os financiamentos de casa e de carro (8,4%).
Ter ciência de sua realidade financeira e organizar seus gastos de acordo com o que realmente podem gastar é uma das dicas da ACV para não entrar na lista do SCPC. A Associação Comercial orienta que as pessoas tenham um panorama geral de suas dívidas e de seu orçamento e, com base nisso, definam prioridades para gastar.
Outra orientação é: sempre que tiver um dinheiro extra, priorize o pagamento de dívidas antigas. Para não perder o controle, é importante também pagar sempre à vista e fugir de parcelamentos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/02/nome-sujo-quase-7-mil-pessoas-entraram-para-a-lista-do-scpc-no-ano-passado-em-votuporanga-n78914
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco