Cidade
Em São Paulo, prefeito tenta novamente destravar a escola do Pacaembu
Em julho do ano passado, durante reunião com o prefeito, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, garantiu que a escola prometida para o bairro Pacaembu irá sair do papel
publicado em 27/03/2024
O prefeito Jorge Seba voltou a se reunir com técnicos da Secretaria da Educação para cobrar a construção de uma escola no Pacaembu (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Jorge Seba (PSD) cumpriu agenda anteontem em São Paulo e além de cobrar celeridade nas obras do desfavelamento, como noticiado pelo A Cidade, se reuniu também em outras secretarias em busca de recursos e para acompanhar o andamento de alguns convênios do Governo do Estado com Votuporanga. Um destes convênios, aliás, é de uma antiga reivindicação dos moradores da região do Pacaembu: a construção de uma escola estadual no bairro.
Em julho do ano passado, durante reunião com o prefeito, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, garantiu que a escola prometida para o bairro Pacaembu irá sair do papel. Quase nove meses depois, porém, as obras ainda não foram iniciadas, o que motivou o prefeito a buscar novamente informações sobre o convênio.
"Investir na educação é cuidar do presente e do futuro. Por isso, estamos nesse momento com três escolas em construção e que vão impactar na ampliação de vagas para o ensino infantil nas escolas que estão em construção nos bairros Carobeiras e Cidade Jardim, e fundamental e médio no Colinas. Essa escola do Pacaembu é de extrema importância, porque permitirá que os jovens que ali moram, não precisem se deslocar para outras regiões da cidade. Estou acompanhando de perto e cobrando do Governo Estadual celeridade nessa obra. Aproveito para agradecer ao deputado Carlão Pignatari, que nos ajudou na conquista de mais essa escola para o município", destacou Seba.
A nova escola, conforme o convênio assinado, irá atender cerca de 600 alunos do sexto ao nono ano e também do ensino médio, em período integral. Ela será construída em uma área de dez mil metros quadrados oferecida pela Prefeitura de Votuporanga.
Compromisso
Para recordar, em abril de 2021 Seba convocou uma coletiva de imprensa na companhia do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) para anunciar a assinatura de convênios para a construção de 185 moradias populares, visando o desfavelamento e a construção de uma escola estadual no Pacaembu.
Neste intervalo, no entanto, houve a troca de governo e tanto o desfavelamento quanto a escola começaram a patinar. A Prefeitura, inclusive, disponibilizou uma área de 10 mil metros quadrados para a construção da instituição de ensino, mas até o momento não houve nenhuma movimentação para o início das obras.
O novo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), porém, se comprometeu a honrar todos os convênios firmados na gestão anterior, e foi de olho nessa promessa que Seba decidiu ir a São Paulo para tratar da obra mais uma vez.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/03/em-sao-paulo-prefeito-tenta-novamente-destravar-a-escola-do-pacaembu-n79492