Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/04/servidores-do-instituto-federal-de-votuporanga-aderem-a-greve-nacional-da-educacao-n79876 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Servidores do Instituto Federal de Votuporanga aderem à greve nacional da Educação
Paralização começa na segunda-feira; mais de 800 alunos do campus local do IFSP devem ter as aulas suspensas durante o movimento
Servidores do Campus de Votuporanga do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) decidiram nesta semana aderir à greve nacional da Educação, que começou há cerca de um mês. A paralização começa na segunda-feira (22) e mais de 800 alunos matriculados na unidade local devem ter as aulas suspensas durante o movimento.
De acordo com o CLG (Comando Local Greve), durante esta semana foram realizadas atividades de conscientização junto aos estudantes. Orientações gerais da administração da unidade sobre a greve e mais informações sobre retomada das aulas e serviços administrativos serão publicadas no site do Campus Votuporanga: vtp.ifsp.edu.br
Reivindicações Na pauta do movimento grevista, os professores e técnico-administrativos reivindicam o que chamam de “3 R”: Revogação, Recomposição e Reestruturação. As categorias têm pautado a Recomposição Orçamentária como solução para se desfazer o sucateamento das unidades educacionais federais e a Reestruturação das carreiras como forma de segurar a saída de professores para o exterior e de técnico-administrativos para outros órgãos do serviço público.
Para Maria Cristina Colmati Lalo, professora da área de Português com mais de 30 anos de magistério e membro do Comando Local de Greve, a população de Votuporanga e região está ciente da qualidade da educação oferecida pelo IFSP. “Acumulamos recordes de estudantes de Ensino Médio aprovados no Sisu e vestibulares de universidades tradicionais e nossos cursos superiores são muito bem avaliados pelo MEC”, defende.
Os bons resultados, no entanto, não têm refletido em investimentos na unidade, de forma que o cenário de achatamento orçamentário é antigo. “Desde 2015 sofremos com cortes orçamentários, situação que piorou com a PEC do Teto dos Gastos, a partir de 2017”, explica Michael Daniel Bomm. “Se a gente considera que boa parte dos computadores da escola tem mais de 10 anos de uso, sim, é sucateamento”, afirma.
Outro exemplo do sucateamento, conforme o Comando Local Greve, pode ser observado no fato de a guarita da entrada de veículos do IFSP Votuporanga ter sido desativada em 2019 por falta de recursos para o contrato terceirizado de vigilância. O mesmo acontece com a recorrência de mato alto no Instituto, que se deve ao fim do contrato terceirizado de jardinagem, ocorrido em 2015.
Reunião Os servidores dos Institutos Federais são representados pelo Sinasefe – Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Hoje as categorias serão recebidas pelo Governo Federal para reunião sobre a reestruturação das carreiras.
Os servidores do IFSP Votuporanga aderiram a greves e paralisações em 2012, 2015, 2016 e 2019. O Campus Votuporanga está localizado na zona Norte de Votuporanga, na Avenida Jerônimo Figueira da Costa, número 3014, no Bairro Pozzobon.
Outro lado Procurado pelo A Cidade, o diretor-geral do IFSP de Votuporanga, Ricardo Teixeira Domingues, afirmou que reconhece a greve como um movimento legitimo e também reconhece e respeita o direito individual de livre adesão ou não ao movimento grevista.
“Não é possível estimar de forma precisa quais serão os impactos da greve, que deve começar na próxima semana, sobre as atividades acadêmicas. A gestão da instituição tem se reunido com o comando de greve e monitorado a situação para que sejam mantidas as atividades legalmente classificadas como essenciais e, também, para orientar da melhor forma o funcionamento da instituição nos próximos dias”, disse o diretor.
Já o Ministério da Gestão afirmou, por meio de nota, que apresentará ainda hoje uma "proposta convergente" com o relatório do grupo de trabalho formado por representantes dos Ministérios da Educação e da Gestão, das universidades e instituições de ensino, além de entidades sindicais representantes dos servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
"A reestruturação de carreiras na área de Educação é um compromisso prioritário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. (...) O Ministério da Gestão segue aberto ao diálogo com os servidores da área de educação e de todas as outras áreas", informou o ministério.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/04/servidores-do-instituto-federal-de-votuporanga-aderem-a-greve-nacional-da-educacao-n79876
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco