O vereador Emerson Pereira levou para a tribuna a discussão sobre o fim do recesso de meio de ano dos vereadores
O vereador Emerson Pereira levou para a tribuna a discussão sobre o fim do recesso de meio de ano dos vereadores (Foto: Assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O vereador Emerson Pereira (PSD) aproveitou parte de seu tempo na última sessão da Câmara Municipal, antes do recesso legislativo, para propor uma reflexão sobre o fim das chamadas “férias” de meio de ano dos vereadores. Para o edil, é injusto que um trabalhador comum tenha direito a apenas 30 dias de descanso por ano, enquanto os parlamentares usufruem de 45 dias de recesso, divididos entre julho e dezembro.
Emerson recordou ainda que, com a aprovação do que ficou conhecido como “Pacotão da Alegria”, os vereadores de Votuporanga passaram a ter direito a férias remuneradas e 13º salário de forma que, apesar de legal, o recesso acaba soando como imoral.
“Um trabalhador, pai de família, tem uma férias de 30 dias por ano. Então acredito que chegou a hora desta Casa Legislativa aproveitar que os senhores vereadores estão no pique, vereadores novos, e nós pudéssemos mudar o regimento interno, terminando com essa questão do recesso parlamentar”, disse.
Em aparte, o vereador Dr. Leandro (PSD) discordou em partes do colega ao afirmar que o recesso não impede nenhum vereador de trabalhar. “Durante o recesso o vereador apenas deixa de votar leis por duas semanas, mas a Câmara está aberta, os trabalhos de fiscalização continuam, todos os trabalhos continuam. Eu entendo até que seja a salutar o recesso, porque o vereador ganha tempo para pensar em algum projeto que irá fazer”, afirmou.
Apesar da discussão na tribuna, ainda não há nenhum projeto em tramitação na Câmara Municipal para o fim do recesso de julho.