Equipamento será utilizado em projetos de planejamento urbano, engenharia, meio ambiente e defesa civil
De acordo com a administração municipal, o equipamento será utilizado de forma multissetorial (Foto: Reprodução)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga adquiriu um drone profissional com tecnologia LiDAR pelo valor aproximado de R$ 270 mil. Em contato com a reportagem do
A Cidade, a administração municipal informou que o sistema é composto por um drone DJI Matrice 350 RTK, sensor LiDAR, seis baterias inteligentes e uma base RTK. Segundo o Poder Executivo, o principal componente responsável pelo valor do investimento é o sensor LiDAR, uma tecnologia avançada utilizada exclusivamente para mapeamentos e levantamentos topográficos de alta precisão.
De acordo com as informações repassadas, o sistema não possui finalidade de fiscalização de pessoas, monitoramento individual ou cobrança de impostos. A aplicação do equipamento é técnica e institucional, voltada ao planejamento urbano, áreas de engenharia e arquitetura, meio ambiente, defesa civil, controle de invasões de áreas públicas e identificação da formação de núcleos habitacionais irregulares.
Conforme a Prefeitura, a tecnologia LiDAR permite a realização de levantamentos planialtimétricos precisos mesmo em áreas de difícil acesso, como regiões com vegetação densa, margens de rios e córregos, encostas, áreas alagadiças e locais que oferecem risco às equipes de campo. Sobre esse aspecto, a administração municipal destacou que “com isso, reduz-se significativamente a necessidade de deslocamento de equipes de topografia para ambientes insalubres ou perigosos, aumentando a segurança dos servidores públicos e a eficiência dos trabalhos. O sistema conta ainda com tecnologia RTK (posicionamento em tempo real), garantindo precisão centimétrica e compatibilidade com o sistema geodésico oficial brasileiro (Sirgas 2000), atendendo às normas técnicas exigidas para projetos de engenharia e urbanismo”.
A Prefeitura informou também que o investimento está alinhado às exigências do Governo Federal, como a adoção obrigatória do BIM (Building Information Modeling) em projetos públicos, além da necessidade de atualização do georreferenciamento urbano, exigido por bases nacionais como o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER).
Segundo a administração municipal, o equipamento será utilizado de forma multissetorial, atendendo diversas secretarias em projetos de infraestrutura, drenagem, pavimentação, saneamento, planejamento urbano, estudos ambientais e apoio à defesa civil. Ainda de acordo com a Prefeitura, a aquisição representa um investimento estratégico e estruturante para o município. “Por fim, a aquisição do sistema próprio reduz a dependência de contratações terceirizadas recorrentes, gerando economia a médio e longo prazo, além de maior autonomia técnica e agilidade na execução dos serviços”.