A Votuporanguense saiu atrás, mas se recuperou e virou o placar para garantir a primeira classificação do clube à fase final da A3
Fábio Ferreira
fabio@acidadevotuporanga.com.br
Foi suado, mas enfim o torcedor da Votuporanguense vibrou com a classificação da equipe à fase final do Campeonato Paulista da Série A3, que no ano passado escapou por apenas um ponto, na noite de ontem no Estádio Plínio Marin. O CAV bateu o Grêmio Osasco de virada, por 2 a 1, e festejou muito ao fim da partida a vaga. Com o triunfo, time chega a 31 pontos e dorme na vice-liderança da competição. A Inter de Limeira, única que pode ultrapassar a equipe nessa 17ª rodada, com 29 pontos, joga hoje à noite contra o São José “B”, em Limeira.
Equipe de Marcelo Henrique tomou um susto logo no início de jogo com o gol do Grêmio Osasco, mas soube se recompor e dominar a partida no segundo tempo. Os gols saíram dos pés de Anderson Cavalo, de pênalti, e Paulinho, em lance de bela jogada no segundo tempo.
Próximo jogo do CAV é no domingo, às 10h, contra o Barretos, no Estádio Fortaleza. Segundo o técnico Marcelo Henrique, o objetivo passa a classificar a equipe entre os quatro primeiros para ter a vantagem de decidir em casa o último jogo do quadrangular. O Grêmio Osasco, com 27 pontos, vai a Atibaia encarar a equipe da casa precisando de uma vitória para também selar sua classificação.
O jogo
A partida mal começou e o Grêmio Osasco já mostrou que não viajou mais de 500 km apenas para passear em Votuporanga. Logo aos 5 minutos a equipe visitante abriu o marcador com o lateral William. A zaga da Alvinegra afastou mal e o camisa 6 acertou belo chute de fora da área, que desviou em Paulo Vitor antes de passar por Thiago Moraes.
Dois minutos depois um novo susto. Dessa vez o atacante Luiz Gustavo apareceu livre para marcar o segundo, mas o camisa 1 da Alvinegra fez grande defesa. No rebote, Joel ainda chutou cruzado e desperdiçou.
O CAV só foi chegar ao gol de Jefferson Romário aos 10 minutos quando Serginho fez jogada individual e cruzou para Anderson Cavalo, que por pouco não alcançou de cabeça.
Depois da pressão inicial da equipe de Osasco, o CAV passou a ficar com mais posse de bola na metade do primeiro tempo, mas pouco chutava em gol.
Uma tabelinha entre William e Victor Palito, aos 30 minutos, deixou o meia da Alvinegra em excelente posição de arremate, mas ele pegou mal e a bola saiu por cima da meta adversária.
Bastante participativo no jogo, Romarinho recebeu na ponta esquerda e partiu em direção ao gol. Ele entrou na área, fintou o zagueiro e foi derrubado. Anderson Cavalo colocou a bola na marca de pênalti e enfiou o pé no canto para empatar a partida.
Após igualar o marcador, a Votuporanguense passou a ser mais perigosa no ataque. Antes do fim da primeira etapa, o árbitro Alceu Junior ainda expulsou o técnico do Grêmio por reclamação.
Segundo tempo
A equipe da Votuporanguense começou mais ligada na etapa final e voltou determinada a virar o placar para garantir a classificação diante da torcida. Logo nos primeiros minutos, Victor Palito, em noite inspirada, fez lindo lance individual e bateu por cima da meta adversária.
Enquanto o CAV exercia uma pressão, o Grêmio Osasco tentava se segurar como dava lá trás, e a equipe visitante não tinha mais a mesma força do início do primeiro tempo. E foi assim, na base da pressão, que aos 13 minutos, Paulinho fez o Municipal explodir em alegria. Ele roubou bola na intermediária e tocou para Brunão, que ergueu a cabeça e devolveu para o camisa 8 já posicionado dentro da área. Antes, Victor Palito fez lindo corta-luz que deixou Paulinho livre para empurrar para as redes e festejar a virada.
E o volante artilheiro quase marcou outro aos 21 minutos. William cobrou escanteio e ele cabeceou forte para boa defesa de Jefferson Romário. Sete minutos depois foi a vez de Thiago Moraes operar um milagre. Dudu, do Grêmio Osasco, fez linda jogada e cruzou na medida para Joel cabecear contra o gol alvinegro. O camisa 1 vibrou muito pela bela defesa.
Nos 15 minutos finais a Votuporanguense passou a administrar a partida e segurou a bola na frente. O Grêmio Osasco até tentou empatar com cruzamentos na área, mas nenhum com grande perigo. No apito final muita vibração e comemoração de jogadores e comissão técnica. Após três anos disputando a Série A3, o CAV chega ao seu primeiro quadrangular na divisão.