Deste total, 844 são apenas de Votuporanga, documento não serve apenas para a hora de votar, mas sim em várias ocasiões
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Dos 83.343 eleitores da Comarca de Votuporanga, 987 tiveram o título cancelado nos últimos dias pela Justiça Eleitoral por não terem votado nos três últimos pleitos e não terem procurado o Cartório Eleitoral para regularizar a situação.
Apenas 40 eleitores dos 1.027, ou seja, 4%, que estavam com a situação irregular procuraram o cartório até o dia 4 de maio deste ano, prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral para a regularização.
A Comarca é composta por quatro municípios, em Votuporanga 844 tiveram o documento cancelado, 25 em Álvares Florence, 16 em Parisi e 102 em Valentim Gentil.
Em todo o Brasil foram cancelados 1.711.267 títulos de um total de 142.822.083 eleitores.
Para saber se o documento foi cancelado, basta acessar o link “situação eleitoral”, no espaço “serviços ao eleitor”, disponível nos sites eletrônicos da Justiça Eleitoral.
Regularização
Para reverter o quadro e regularizar seu título, o eleitor deverá comparecer, pessoalmente, ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no cartório eleitoral ao qual pertença sua residência. É necessário levar um documento de identidade – exceto o novo modelo de passaporte por não conter dados de filiação -, apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além de comprovante de residência.
O que acontece com o cidadão que fica sem o documento
Está impedido de obter passaporte ou carteira de identidade;
Não pode receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição;
Tem dificuldades para ser nomeado em concurso público ou renovar matrícula em universidades públicas também podem ocorrer para quem não dispõe do título de eleitor.