Vitória sobre o Grêmio Osasco por 2 a 1 e empate entre Inter e Juventus confirmam equipe de Votuporanga na liderança do grupo
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Clube Atlético Votuporanguense fez história ontem à noite em Osasco. A vitória suada contra a equipe do Grêmio garantiu a equipe de Marcelo Henrique Dias na Série A2 do futebol paulista. E a conquista desse merecido acesso, o segundo da recente história do time, foi angustiante, mas seguido de uma festa que tomou conta da cidade. Foi além dos 90 minutos e só foi confirmado no apito final do outro jogo do grupo, uma hora depois, entre Inter e Juventus.
A Alvinegra não jogou bem, saiu perdendo, mas superou as dificuldades e virou o placar sobre o Grêmio Osasco. Daí por diante foi só torcer para a equipe de Limeira não vencer o Moleque Travesso, e foi isso o que aconteceu. Um acesso que valoriza o brilhante trabalho e esforço da diretoria, de um jovem treinador que por quase todo o certame não mudou suas características de colocar o time ao ataque, de um elenco que fez as pazes com a massa alvinegra, e é claro, do próprio torcedor, que exigente, sempre acreditou que o lugar do time é nos primeiros escalões de São Paulo.
Com a conquista do acesso, o time assumiu a liderança do grupo e enfrenta a Inter no domingo, no Estádio Plínio Marin, às 10h, para tentar se manter no topo, e com isso, conquistar a vaga para a final.
O jogo
O treinador Marcelo Henrique Dias surpreendeu na escalação da Alvinegra em Osasco, na vaga de Victor Palito, suspenso. Romarinho deixou a titularidade no último minuto e João Victor, sempre muito veloz, foi para o jogo. O Grêmio Osasco foi quem chegou primeiro ao ataque. Foram dois escanteios com menos de quatro minutos de bola rolando. A primeira grande chance, entretanto, foi do CAV. João Victor conduziu livre aos seis minutos do lado esquerdo, mas o chute saiu fraco, para defesa fácil de Jefferson Romário.
Aos 16 minutos, foi o time da casa que assustou. Da entrada da área, Willian Mococa chutou forte. Thiago Moraes, atento, defendeu e mandou para escanteio. Nos minutos seguintes, a Alvinegra mostrou nervosismo, perdendo muitas bolas no meio de campo, e levou pressão.
Pouco depois, aos 23, milagre de Thiago, após cabeçada em cobrança de escanteio. Após cinco minutos, mais perigo. Laécio teve chance clara na pequena área, e mais uma vez, Thiago foi decisivo, dividindo a bola com a o jogador do Grêmio Osasco e impedindo o gol. Aos 36 minutos, após tanto insistir, o Grêmio Osasco abriu o placar em falha grotesca do CAV. Em indecisão de Afonso e Thiago Moraes, Willian Mococa foi mais esperto e marcou. Na comemoração, o atacante foi expulso após levar o segundo cartão amarelo.
E a resposta da Alvinegra veio rápida, e foi com a marca do artilheiro. Em jogada confusa na área, a bola sobrou para Anderson Cavalo, que acertou o chute e fez o 1 a 1, décimo quinto gol dele. E após a empate, a Votuporanguense entrou de vez no jogo. Aos 45 minutos, da entrada da área, Paulinho arriscou o chute, que passou raspando a trave.
Etapa final
No segundo tempo, Votuporanguense e Grêmio Osasco voltaram sem alterações. E foi o CAV quem assustou primeiro. Em cruzamento de Afonso, aos cinco minutos, Bruno emendou de cabeça, mas a bola subiu e foi pra fora. Aos 13 minutos, foi a vez de João Victor desperdiçar o que poderia ser o gol da virada.
Aos 25 minutos, foi o Grêmio Osasco quem assustou. Em contra-ataque rápido, Dieguinho ganhou na corrida, mas perdeu na dividida para o goleiro Thiago. Aos 32 minutos, mesmo com um jogador a menos, o time da casa carimbou a trave do CAV, em cobrança de falta, na chance mais clara de gol até então.
Um minuto depois, o técnico Marcelo Henrique tirou Anderson Cavalo e apostou em Robert. Aos 37, a Alvinegra foi da angústia ao alívio em um minuto. Após tomar um susto com uma bola na trave, o contra-ataque do CAV finalmente encaixou. Romarinho puxou a bola e deu uma bela assistência para Bruno, que não desperdiçou, virada, 2 a 1 pra Votuporanguense, um gol para a eternidade!
E foi o placar que persistiu até o apito final. Entretanto, a angústia da Alvinegra não parou por ai. Quase uma hora após o fim da partida, o elenco da vibrou com o gol do Juventus sobre a Inter de Limeira, que carimbou o time na Série A2 de 2016. E o gol de empate da equipe de Limeira nos últimos minutos deixa o time muito perto da final. Tudo se resolve no domingo, no condenado estádio Plínio Marin.