Projeto apresentado pelo vereador Meidão prevê que a Prefeitura regule por decreto quais bebidas e forma de funcionamento do bar
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O vereador Mehde Meidão apresentou na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira dois projetos de lei de autoria dele, que interessam diretamente os torcedores do Clube Atlético Votuporanguense. Uma das propostas pede a isenção de cobrança de ingressos para as crianças com idade abaixo de 12 anos e para idosos, ou seja, adultos acima de 60 anos.
Já o outro propõe que a Prefeitura passe a regular, por meio de decretos, o modo de funcionamento do bar na Arena Plínio Marin. Inclusive, que tipo de bebidas, como a cerveja, por exemplo, que poderão ser comercializadas no interior do estádio.
Com relação a esse projeto, o de número 71 de 2016, Meidão explica que a proposta legislativa tem por objetivo permitir ao Poder Executivo que possa regulamentar a forma de comercialização, acondicionamento, tipos e consumo de bebidas e gêneros alimentícios pelos bares e lanchonetes da Arena Plínio Marin, pela diretoria do Clube Atlético Votuporanguense.
“Trata-se de medida que garantirá ao torcedor que o mesmo tenha maior comodidade e segurança no consumo de bebidas e gêneros alimentícios, ou seja, dentro dos padrões a serem estabelecidos no ato regulamentador mencionado”, justificou Meidão no projeto. O vereador ressalta que, por o estádio se tratar de um bem municipal pertencente ao Poder Executivo, cabe ao mesmo regulamentar como será essa relação de consumo de forma a atender os anseios dos torcedores da gloriosa Alvinegra.
Meidão explicou que, na prática, o texto visa autorizar que a Prefeitura possa determinar, por meio de decreto, diretrizes sobre o funcionamento do bar, inclusive os produtos que podem ser comercializados no local, como cervejas. “O projeto deixa por cargo da Prefeitura regular”, disse Meidão.
Ingressos
Se por um lado Mehde Meidão apresentou um texto que pode favorecer diretamente o CAV, por conta do caixa extra da venda de cervejas e contratos com patrocinadores do ramo, também ingressou com projeto na Câmara que agrada a torcida. O projeto de lei 24/2016 prevê isenção de pagamento de ingressos na Arena Plínio Marin em jogos oficiais e amistosos, para crianças (abaixo de 12 anos) e adultos maiores de 60 anos.
A matéria diz que a isenção de pagamento de ingresso para crianças com idade abaixo dos 12 anos incentivará a presença familiar na Arena, ao mesmo tempo em que criará o hábito e o interesse das crianças pelas competições, tornando-os futuros adultos pagantes. Já aos adultos maiores de 60 anos, ao mesmo tempo em que criará condições de comparecimento deles aos jogos, “assegurando mais uma forma de lazer, mais do que merecido, também será incentivador da presença familiar, com avós se fazendo acompanhar dos netos, só para ficar em um exemplo”.
Meidão disse que não entrou em contato com dirigentes do CAV para discutir a proposta, mas que acredita que não vai prejudicar a renda do clube. “Em São Paulo e outras cidades já têm isso”, comentou o vereador.