Danilo Gustavo Silva carregou o símbolo máximo dos Jogos Olímpicos na noite do último sábado (28), pela capital sergipana
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Já que a região ficou praticamente por fora do trajeto da Chama Olímpica, com municípios como Barretos e Bebedouro como os mais próximos de Votuporanga que estão no cronograma, a cidade se sente um pouquinho incluída na maior festa do esporte mundial graças a um de seus filhos, que vive atualmente em outra parte do Brasil. No último final de semana, o votuporanguense Danilo Gustavo Silva teve a honra de carregar a Chama Olímpica por Aracajú.
Danilo, assim como os demais escolhidos para empunhar a tocha, participou por um percurso de 200 metros. Atualmente, ele trabalha e mora na capital sergipana. O votuporanguense, que estudou na escola José Manoel Lobo, deixou a cidade das “brisas suaves” há 20 anos.
Ele se formou na UNB em Brasília e trabalha como geólogo na Petrobrás. Ele se inscreveu pela internet para carregar a tocha na capital sergipana e foi um dos selecionados. Por meio de familiares, descreveu a sensação como única, um sonho realizado.
Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participam do revezamento da Tocha Rio 2016. Elas têm a missão de conduzir a Chama Olímpica pelo Brasil, envolvendo todo país no clima dos Jogos.
Na rota, estão mais de 300 cidades e os 27 estados do país. Um total de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.
Cada condutor leva a chama por cerca de 200 metros – vale lembrar que o que é passado no revezamento é a Chama Olímpica, acesa na Grécia, e não a tocha. A parada-final da chama é a cerimônia de abertura, no Maracanã, onde a pira Olímpica é acesa, dando início aos Jogos.
O que os 12 mil condutores têm em comum? São pessoas que fazem a diferença, seja no esporte ou em suas comunidades. Eles foram selecionados a partir de quatro campanhas diferentes, promovidas pelo Comitê Rio 2016 e pela Coca-Cola, Nissan e Bradesco, patrocinadores oficiais do revezamento.
Tocha
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.