Campeão da Categoria Especial, Alexandre Bonatto, ex-número 262 do mundo, bateu Marcos Dias na final e faturou R$ 2.500
Fábio Ferreira
Foi um fim de semana diferente e especial nas quadras de tênis do Assary Clube de Campo. Entre os dias 10 e 12 e 17 e 19, cerca de mil pessoas passaram pelo clube para acompanhar o 4º Assary Open de Tênis “Roberto Cavalin”. Foram mais de 120 jogos em seis categorias (Especial A, B, C, Feminino e Acima de 40). No último domingo, grande público compareceu para assistir a emocionante vitória de Alexandre Bonatto, ex-número 8 do Brasil, diante de Marcos Dias, atual 44º no ranking nacional, na final da categoria Especial.
Cabeça de chave número 1 da categoria Especial, Marcos Dias, de São Paulo, chegou como um dos favoritos ao torneio do Assary. Depois de dois jogos mais tranquilos, Dias encarou Gabriel Bugiga na semifinal e venceu por 7/5 e 6/1 para chegar à decisão. Já o experiente Alexandre Bonatto, de 31 anos, que já ocupou a posição de 262º melhor tenista do mundo em 2010, também não teve muito trabalho até chegar a final. Na semifinal, Bonatto não precisou de muito esforço para derrotar Vinícius Silva, de São José dos Campos, por 6/0 e 6/1.
Debaixo de um sol escaldante, às 12h, Bonatto e Dias entraram em quadra para definir quem ficaria com a premiação de R$ 2.500 oferecida ao campeão. Depois de quase 1h de jogo no 1º set, com lindas trocas de bola, Dias superou Bonatto por 7/6 com 9/7 no tie-break. Era notável que Dias jogava em seu limite, enquanto Bonatto fazia valer de sua experiência. Mais descansado, o ex-número 262 do mundo venceu fácil o 2º set por 6/1 para igualar o confronto.
Antes do início do 3º e decisivo set, Dias, com dores musculares, requisitou atendimento de fisioterapeuta em quadra. Na volta ao set final, as dores persistiram e Dias abandonou o confronto quando Bonatto vencia por 2 a 0. Vitória de Alexandre Bonatto e festa em quadra. Este foi o primeiro título do ex-tenista profissional depois de deixar o circuito mundial no fim de 2010.
“Primeiramente gostaria de parabenizar o Marcos pela final. Este é um torneio maravilhoso, com uma recepção incrível. Nunca joguei um torneio em que fui tão bem recepcionado. Gostaria de agradecer também minha esposa Carla, que se não fosse ela não teria voltado a competir. Parei de jogar em 2010 e somente esse ano voltei a jogar torneios. É muito bom voltar e ter o incentivo do público como tivemos aqui. Voltarei nos próximos torneios com certeza”, discursou Bonatto ao receber o troféu.
Diretor de Tênis do Assary e organizador do torneio, Serginho Fernandes mostrou-se feliz com a 4ª edição da competição e já prometeu para o fim de outubro outro torneio com a presença de tenistas de destaque no cenário nacional. “É gratificante ver essa arquibancada lotada de famílias que apreciam o tênis. Tivemos aqui jovens que futuramente podem brilhar no tênis. É um torneio que começa a se tornar referência na região. Gostaria de deixar todo o meu agradecimento a diretoria do Assary em nome do presidente Luiz Celso”, discursou.
Categoria A
A final da categoria A também predominou o equilíbrio entre Léo Nakai, de Fernandópolis, e Thiago Vacari, de Votuporanga. Apesar de jogar em casa e com a torcida a favor, Thiago Vacari, número 1 do ranking do Assary, não conseguiu jogar seu melhor tênis e foi derrotado por Nakai por 2 a 1 com parciais de 6/4, 2/6 e 10/6 no super tie-break.
Outras categorias
Nas demais categorias, Derley, de Rio Preto, venceu fácil Micael, de Iturama, e sagrou-se campeão na B. Na categoria C o título ficou para Matheus, de Iturama, que bateu a tenista Lívia, de Araçatuba. O feminino teve final votuporanguense com Bianca Schiavo campeã e Mariana Bressan vice. Na categoria acima de 40 anos, Carneio (VotuClube) venceu Emílio Marão por 2 sets a 0.