Com apenas 16 anos, o votuporanguense Arthur Morialli está entre os 20 melhores do Brasil
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Muito foco, um sonho na cabeça e uma meta estabelecida. É assim a vida do mesatenista votuporanguense Arthur Morialli. O foco é o intenso treinamento, a meta é entrar para a seleção brasileiro e o sonho é representar o país em uma Olimpíada. Com isso na bagagem, o jovem de 16 anos dá agora mais um importante passo na sua carreira no tênis de mesa. Ele vai morar em Bauru, onde treinará em uma das principais equipes do Brasil.
A história de Arthur com a modalidade surgiu quando ele tinha 12 anos, assistindo vídeos na internet. Ele começou a jogar na escola, no projeto programa Escola da Família, nos finais de semana. “Comecei com aquelas raquetes de R$ 1,99, mas a paixão já era enorme”, revelou. Pessoas que entendem do esporte logo perceberam o talento do garoto, que com apenas alguns meses de treino já participou dos Jogos da Juventude, em 2013, em São José do Rio Preto. Logo em seguida, esteve nos Jogos Regionais, em Penápolis.
Em Rio Preto, um professor gostou do estilo de Arthur e o contratou para defender a cidade por dois anos. O mesatenista seguiu morando em Votuporanga, mas viajava todo final de semana para treinar.
Já em 2014 obteve o que considera a sua principal conquista: foi campeão estadual infantil. “Foi incrível ser o melhor de todo o Estado de São Paulo”, destacou. No mesmo ano foi campeão dos Jogos Regionais. Em 2015, o vínculo com Rio Preto terminou e ele voltou a treinar em Votuporanga.
Outro grande resultado foi a 20ª colocação no Campeonato Brasileiro Juvenil do ano passado, disputado em Piracicaba. A categoria é para atletas com até 18 anos. “Joguei contra atletas mais velhos, o que é muito difícil, mas ficar em 20º do Brasil foi muito gratificante”, comentou. O jovem coleciona 50 medalhas e 12 troféus.
Arthur também deu aulas na cidade. “Ensinei crianças, jovens e até a terceira idade”, contou. Entre os destaques como professor, está a segunda colocação do curso de medicina em uma competição com outras seis universidades.
Segundo o atleta, as expectativas para esta nova etapa são as melhores possíveis. Ele explicou que vai mudar na “casa do atleta”, com outros dez mesatenistas da equipe Nova Era. “É a segunda melhor equipe do Brasil. Estou muito feliz”, falou. Em Bauru, o jovem terá toda a estrutura para desenvolver o seu jogo. “Lá terei psicólogo, preparador físico, nutricionista, entre outros profissionais”, disse.
O mesatenista estudará na parte da manhã. Depois, das 13h às 22h30, sua dedicação será o esporte. “Estou focado e minha meta agora é entrar para a seleção brasileira juvenil”, apontou. Pensando no futuro, Arthur tem um objetivo bastante claro: “quero muito defender o Brasil em uma Olimpíada”.
O jogador destacou ainda a importância da sua família, que sempre o apoiou. Ele lembrou que em Votuporanga tem um tio bastante importante para o seu crescimento pessoal. “É tio Ricardo, que na verdade é um tio-pai, entende? Ele sempre esteve comigo, me apoiando e ajudando, inclusive financeiramente”, revelou. A família, acrescentou, apoia a escolha dele de mudar de cidade, porque acredita no sonho do jovem. “É complicado, porque eles torcem por mim e acreditam no meu sonho, mas ao mesmo tempo a saudade será grande”, disse. O mesatenista também não esquece as pessoas que colaboram para que ele prossiga com seu sonho, o secretário de Esportes, Mineiro, e o empresário Rodrigo Beleza, da Converdi.
Com suas metas na mala, Arthur deve começar a sua nova vida em Bauru no início de agosto.