Em 2017, Votuporanga deve voltar a ser sede da principal competição de juniores do Brasil e conta com elenco “prata da casa”
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Uma parceria entre CAV, empresário Mário Tito e Secretaria de Esportes coloca Votuporanga como eventual sede da Copa São Paulo de Futebol júnior de 2017. E o time que deverá representar a cidade na maior e mais tradicional competição dessa modalidade do Brasil deve contar com atletas “pratas da casa” e da região. Na próxima segunda-feira (5), uma seletiva de jogadores será realizada para formação do time.
Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciada como uma sede, um time da cidade será montado, com seletiva marcada para o início do mês. Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, que ontem esteve em São Paulo, tudo encaminha para que a cidade receba jogos.
A seletiva de jogadores nascidos entre os anos de 1997 e 2000 será no dia cinco de setembro, no campo do Mário Covas, a partir das 8h. Os responsáveis pela avaliação são Kléber Magalhães, Ailton Modesto e Emerson Serra, com organização do empresário Mário Tito, responsável pelos atletas Zeca, Lucas Veríssimo e Daniel Guedes, do Santos Futebol Clube.
Votuporanga foi uma das sedes da Copinhas em 2014, e recebeu os elencos do Figueirense, Paysandu e Ferroviária de Araraquara.
Copa SP
A Copa São Paulo de Futebol Júnior ou Copinha é uma competição de futebol masculino juvenil sub-20 do Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e inclui clubes não só de São Paulo, mas de todo o Brasil e, eventualmente, clubes de outros países.
Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e era organizada pela Prefeitura de São Paulo, e não pela FPF. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano.
Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano (em algumas edições, o torneio foi realizado em janeiro do ano anterior), de modo que a final seja disputada no mês de junho até 25 de julho (dia do aniversário da federação paulista). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas, a partir de1971, a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro.
Entre 1993 e 1997, a FPF convidou equipes estrangeiras para participarem da disputa: Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai), Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy (ambos do Japão), além das seleções sub-20 do Japão e da China.