Atleta votuporanguense subiu ao lugar mais alto do pódio e garantiu participação no Pan-americano, nesse ano, em El salvador
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A jovem votuporanguense Nauana da Silva conquistou um feito extraordinário no último final de semana no Campeonato Brasileiro de Judô, realizado em Salvador, Bahia. Após vencer as cinco lutas que disputou, conquistou o bicampeonato nacional e o direito de representar o país no Pan-americano, fora do país.
A vitória de Nauana a coloca com uma das maiores atletas do judô votuporanguense de todos os tempos. E mais, teve sabor especial, já que ela reconquistou o direito de poder novamente disputar o Pan. No ano passado, após vencer o Brasileiro, ela não conseguiu viajar para Córdoba, na Argentina para lutar.
Por conta de problemas burocráticos, Nauana recebeu a indesejável notícia do aeroporto de Guarulhos que, por conta de questões na autorização do juiz, não poderia viajar. Foi o fim de um sonho. Na época, ela disse ao A Cidade que havia caído, mas assim como o judô ensina, iria se levantar mais forte e atingir novamente a vaga para o Pan. “E dessa vez eu vou ir”, falou a atleta.
Mas a conquista da vaga em 2016 não foi fácil. A atleta treinada pelos senseis Leonardo e Marcelo, na Academia Dojo, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, lutou na categoria Sub 15 Médio até 58 kilos. Foram cinco lutas difíceis, e cinco vitórias.
Segundo os treinadores, a atleta vem demonstrando a cada ano que é uma grande promessa no judô estadual e nacional. “Ela foi muito centrada, ganhou as lutas com muita atenção. A Nauana está muito bem fisicamente e mentalmente. É uma promessa do judô que se destaca tanto nacionalmente quanto internacionalmente. A expectativa é muito boa para o Pan, ela está treinado para isso, se dedicando o resultado virá automaticamente”, comentou o sensei Leonardo.