Federação aplicou extremo rigor na decisão contra jogador do CAV por briga contra o Red Bull; diretoria irá recorrer da sentença
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol usou todo o peso do martelo julgador para condenar, na noite de ontem, o atacante Anderson Cavalo, do Clube Atlético Votuporanguense. Denunciado por agressão na partida contra o Red Bull Brasil, o atacante pegou uma pena extremamente severa e deverá ficar 26 jogos oficiais longe dos gramados.
A decisão foi maior do que a pena máxima esperada para a acusação, que era de 12 jogos, mas a expectativa nos bastidores era de que o atacante tivesse condenação de cerca de quatro jogos, o que não se confirmou. De forma poucas vezes vista, o TJD decidiu por afastar do gramado o atleta por um longo período. Em conversa com o A Cidade, logo após o julgamento, o presidente do CAV, Marcelo Arenas Stringari preferiu não comentar o resultado, mas afirmou que o departamento jurídico do clube entraria com recurso contra a sentença.
Para se ter uma ideia da gravidade da sentença, na “batalha campal” entre CAV e Fefecê, em 2012, em que 12 jogadores foram expulsos após uma briga no antigo estádio Plínio Marin, a pena máxima foi de sete jogos para Willian Baiano.
Também foram julgados o atacante Carlos Junior, o Faísca, também citado em súmula por participar da briga e a comissão técnica da Votuporanguense, com exceção do técnico Ito Roque. O jogador foi condenado a dois jogos, enquanto os demais profissionais foram absolvidos.
Anderson Cavalo foi enquadrado nos artigos 254 (praticar agressão) e duplamente no 258 (expulsão).
Quartas de final
Com as oito equipes já definidas, os horários e confrontos das quartas de final da Copa Paulista foram definidos nesta segunda-feira (17) na sede da Federação Paulista de Futebol. Neste final de semana acontecem os confrontos de ida e na próxima semana as partidas de volta.
A Ferroviária terminou com a melhor campanha geral e enfrenta o Nacional. O primeiro jogo está marcado para este sábado (22), às 16h, no estádio Nicolau Alayon em São Paulo. A volta acontece em Araraquara no dia 29, às 17h.
Rio Claro e São Carlos voltam a se enfrentam pela competição. Ambos os clubes já se encontraram na primeira fase e cada equipe venceu uma partida. Por ter melhor campanha, os rio-claristas fazem o primeiro confronto como visitante neste sábado (22), às 18h30 e o duelo da volta está marcado para o dia 29 em Rio Claro, às 18h30.
Jogos do CAV
XV de Piracicaba e Votuporanguense fazem um confronto alvinegro nas quartas de final. O primeiro jogo também acontece no dia 22, às 16h em Votuporanga. Já a volta está marcada para Piracicaba no dia 28, às 20h, definindo o primeiro semifinalista.
São Caetano e Bragantino fazem o último confronto do mata-mata. O primeiro jogo acontece no dia 23 (domingo), às 16h, em Bragança Paulista. O duelo da volta está agendado para São Caetano do Sul no sábado (29), às 16h.
Futebol Sustentável
As partidas que terão como mandante São Carlos, Nacional, Ferroviária, Bragantino e Votuporanguense participarão do Programa Futebol Sustentável. Serão dois mil ingressos disponíveis para cada jogo.