Votuporanguense joga com força total precisando vencer por dois gols de diferença para chegar à semifinal da Copa Paulista
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Hoje é dia de decisão para Clube Atlético Votuporanguense. Decisão da vaga e do futuro, para saber se prossegue no sonho do título da Copa Paulista ou se foca de vez no planejamento para a Série A2 de 2017. Às 20h, a Alvinegra joga contra o XV de Piracicaba no estádio Barão da Serra Negra. Entretanto, a missão não será nada fácil.
Derrotada no último sábado (22) por 1 a 0 na Arena Plínio Marin, a Votuporanguense precisa vencer hoje por dois gols de diferença para seguir à semifinal da competição. Luta e comprometimento para atingir o objetivo, segundo o elenco, não irão faltar.
Para o confronto, o técnico Ito Roque terá a volta de peças fundamentais, como meia Paulo Josué e o atacante Anderson Cavalo, que após ter sido condenado a 26 jogos de suspensão por conta da briga contra o Red Bull, estará em campo após o CAV conquistar um efeito suspensivo na Federação Paulista de Futebol . “Vou fazer de tudo para ajudar a nossa equipe. No futebol nada é impossível”, comentou sobre o jogo de hoje o atacante do CAV.
Também confiante, Josué se espelha em façanhas recentes do futebol para dizer que há sim motivos para acreditar na classificação, citando a virada heróica do Guarani que depois de perder o primeiro jogo da semifinal da Série C por 4 a 0, aplicou um 6 a 0 no ABC e avançou de fase. “Tivemos recentemente um exemplo muito bonito de que no futebol tudo é possível, com o que o Guarani fez. Perder de 4 a 0 e depois reverter só mostra que se acreditarmos de verdade podemos buscar essa virada”, disse.
Durante a semana, o técnico Ito Roque trabalhou uma equipe bem diferente daquela que jogou no último sábado, bem mais ofensiva. Treinaram no ataque Anderson Cavalo, Elvinho e Thiago Miracema, com Paulo Josué armando as jogadas. Do meio para trás, Nequinha volta à lateral-direita, e Felipe Gregory treinou na esquerda.
Entretanto, isso não significa que será esse o time que entrará em campo. Surpresas não são descartadas nesse momento de decisão. O CAV treinou com Gatti, Nequinha, Marcelo Godri, Marcão, e Felipe Gregory; Xaves, Kleber e Paulo Josué, Elvinho, Miracema e Anderson Cavalo.
Arbitragem
A arbitragem da partida fica por conta de Douglas Marques das Flores, que terá como assistentes Daniel Paulo Ziolli e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo. A escala gerou preocupação. Em entrevista ontem na Rádio Cidade, o presidente do CAV, Marcelo Stringari, lembrou que a arbitragem será a mesma daquela da Série A2, entre CAV e Mirassol, na Arena, em que a Votuporanguense teve em lances polêmicos, gols anulados, dentro de casa.
O adversário
O retrospecto na atual Copa Paulista serve como "segurança" ao XV de Piracicaba na luta pela classificação à semifinal. Em 19 partidas, o time foi derrotado apenas duas vezes e, em ambas, pelo mesmo placar: 1 a 0. Hoje, diante da Votuporanguense, como mandante, um revés por um gol de diferença coloca o Nhô Quim entre os quatro melhores times da competição.
Como venceu, por 1 a 0, em Votuporanga, o XV ampliou a vantagem nas quartas de final da Copa Paulista. Por ter melhor campanha na somatória das fases anteriores, o Nhô Quim podia empatar as duas partidas que se garantiria na semifinal. Agora, o time precisa sofrer sua pior derrota até o momento para ser eliminado no Barão da Serra Negra, diante dos torcedores, em Piracicaba.
As únicas derrotas quinzistas foram ainda pela primeira fase e como visitante. Em Jundiaí, o XV perdeu para o Paulista, por 1 a 0, enquanto que em Campinas o placar se repetiu a favor do RB Brasil. Depois disso, aliás, o time comandado por Cléber Gaúcho embalou e está invicto há sete rodadas: quatro vitórias e três empates. O goleiro Mateus Pasinato divide os méritos da boa fase.
“Os méritos das vitórias são divididos, nunca individualizados. Ressalto,o bom relacionamento com o Cristiano (Cavalcante, preparador de goleiros), o Douglas (Baldini), o Léo e os goleiros das categorias de formação, que, sempre que necessário, sobem para treinar conosco e nos ajudam. Os jogadores, comissão técnica e diretoria têm contribuído em busca do nosso objetivo”, disse.