Cavinho já está em preparação para a Copinha no campo da Cidade Universitária (Foto: A Cidade/Jociano Garofolo)
Fábio Ferreira
A Federação Paulista de Futebol divulgou na tarde de ontem os grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2017. A Votuporanguense está no grupo 1 ao lado de Grêmio-RS, Brasília-DF e Auto Esporte-PB. A maior e mais tradicional competição de base do Brasil tem início no dia 3 de janeiro. Esta é a segunda vez que o município é cidade-sede da Copinha. Os jogos acontecerão na Arena Plínio Marin e terão portões abertos ao público.
O torneio, vitrine e celeiro de craques, é o mais democrático do país, com a participação de clubes de 26 Estados. Dentro de campo, a principal novidade é a substituição de atletas. Cada clube poderá trocar até 6 jogadores por partida. O regulamento específico da competição prevê que cada clube faça as seis alterações em, no máximo, 3 atos. Assim, a novidade não irá aumentar o tempo total de bola parada.
A equipe do Cavinho já iniciou os treinamentos visando a competição no campo da Cidade Universitário. Neste momento, o time conta com 37 atletas que serão avaliados pelo técnico Emerson Santos. Destes, 30 serão selecionados até o dia 28 de dezembro. A lista final com os 25 nomes que disputarão a Copinha pelo Cavinho será revelada apenas no dia 2 de janeiro.
A formação do Cavinho é uma parceira entre os empresários Anderson, de São Paulo, Mário Tito, de Votuporanga, e a Secretaria de Esportes e Lazer. De acordo com o secretário da pasta, o Mineiro, a equipe local tem plenas condições de avançar à segunda fase da competição. Caso isso aconteça, seria um feito inédito, já que quando disputou a Copinha em 2014, o Cavinho parou ainda na fase de grupos.
“Com certeza temos chance de classificação. O grupo é bom, mas as chances de classificação são reais. A base do time de meninos que temos aqui é o mesmo que recentemente jogou de igual para igual contra Palmeiras e São Paulo em treinamentos na capital”, analisou o secretário.
Estrangeiro
O convidado estrangeiro desta edição da Copinha será o Pérolas Negras, do Haiti, país que foi castigado por um furacão neste ano. Em 2016, a passagem do Pérolas Negras pela Rua Javari, onde disputou as três partidas, encheu o estádio e aproximou os haitianos dos brasileiros.