Atleta de Votuporanga só não conseguiu passar por equatoriana em luta decisiva, mas figura como segunda melhor das Américas
Vitoriosa!!! A jovem Nauana representou Votuporanga e o Brasil e voltou de Santo Domingo com medalha de prata
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Com a humildade de quem sabe onde quer chegar, a votuporanguense mostrou a força de seu talento no último sábado (12), no Campeonato Pan-americano de Judô, em Santo Domingo, na República Dominicana. A atleta volta para casa com a medalha de prata e figura como a segunda melhor das Américas.
Nauana foi a Santo Domingo acompanhada pelo professor Marcelo Sanches, que ao lado do sensei Leonardo Eduardo, desenvolve o talento da garota no Dojo Centro de Treinamento de Lutas, em Votuporanga.
“Não conseguimos o ouro, mas estamos muito orgulhosos, afinal é a prata do continente. Foram lutas duras. Estamos orgulhosos desta conquista, afinal é o primeiro ano nessa categoria e em 2017 tem mais. E o nível técnico está subindo cada vez mais”, destacou o professor Marcelo Sanches.
A primeira luta de Nauana foi com uma americana, e ela ganhou por ippon. A segunda disputa foi contra uma judoca da Colômbia, e ela também ganhou de ippon. E foi na terceira luta que a votuporanguense encontrou o seu maior desafio.
Enfrentando a atleta do Equador, infelizmente ela perdeu. “Creio que pelo motivo de na primeira luta ter sentido dor nas costas pelo golpe que aplicou na americana. Isso pode ter atrapalhado, mas, mesmo assim, estamos orgulhosos desta conquista. Afinal é o primeiro ano nessa categoria”, comentou Sanches.
Equipe brasileira
Depois de levar onze medalhas no Campeonato Pan-Americano Sub 13, o Brasil fez bonito novamente no Campeonato Pan-Americano Sub 15, no sábado, em Santo Domingo, na República Dominicana, conquistando mais 12 pódios. Todos os brasileiros que competiram foram ao pódio, trazendo para casa sete ouros, três pratas e três bronzes conquistados pelos brasileiros.
Os ouros vieram com Pedro Figueiredo Neto (36kg/A.D. Recreativa de Artes Marciais/SP), Gabriel Lira (40kg/ Judô Comunitário Instituto Reação/RJ) e Igor Silva (58kg/Sogipa/RS), no masculino, além de Fernanda Santos (44kg/Assoc. Bras. A Hebraica de São Paulo/SP), Bruna Nascimento (48kg/ Escola de Judo Pedro Dias/PR), Thauany Dias (53kg/ Judô Comunitário Instituto Reação/RJ) e Anna Karolina Santos (+64kg/ Judô Comunitário Instituto Reação/RJ), no feminino.
Marcos Machado (48kg/ Assoc. de Judô de Bastos/SP), Leticia Menino (40kg/ Judô Clube Rocha/MS) e Nauana Silva (58kg/ Dojô Centro de Treinamento de Lutas/SP) foram vice-campeões pan-americanos, enquanto Caio Kiwada (53kg/ Assoc. de Judô de Araçatuba/SP), Gabryel Romeiro (64kg/ Judô Clube Rocha/MS) e Izabelle Andrade (36kg/ Associação Sensei Coelho/PA) levaram o bronze.