As orientações foram passadas mestre Silvio Leite da cidade de Uchôa, da Academia União Dragão de Fogo
Professores Luciano Gracia e Silvio Leite durante demonstração de técnica de defesa pessoal (A Cidade/Jociano Garofolo)
Jociano Garofolo
Votuporanga sediou neste sábado um treinamento de defesa pessoal para alunos de artes marciais e público em geral. O local escolhido foi a academia do sensei adebaur Borges, na rua João Andreu Blaya. Foram ensinadas técnicas que podem ser usadas no cotidiano em casos de risco contra a integridade física e também envolvendo agressões de criminosos.
As orientações foram passadas mestre Silvio Leite da cidade de Uchôa, da Academia União Dragão de Fogo. Ele é grão-mestre em Muay Thai, em Kung Fu e ministra defesa pessoal há cerca de 13 anos, além de treinar artes marciais a 36 anos. É a primeira vez dele em Votuporanga. “O meu objetivo no curso é mostrar a realidade além da arte marcial da academia. Na defesa pessoal, o aluno não estará com roupas adequadas para a luta e precisa se aproveitar do que tem em mãos e usar uma arte marcial simplificada”, comentou Silvio.
Organizador do treinamento, o professor Luciano Gracia explicou que o curso foi montado tanto para alunos de artes marciais quanto para iniciantes, voltado para homens e mulheres. “Ensinamos a defesa pessoal urbana, desde que esteja em situação de risco, em um bar, lanchonete, escola, metro, e saiba reagir em caso de ação criminosa. O importante é lembrar que a defesa pessoal deve ser usada em último caso, situações que envolvem risco de morte e perigo à integridade física, e não para que a pessoa ache que é um herói”.
Para simulação, foram usados alguns objetos do dia a dia. “Uma caneta, a bolsa, o celular, podem ser utilizados para defesa pessoal. O objeto na mão pode ser usado na defesa”. Comentou o professor Luciano. O curso iniciou às 9h e prosseguiu até o meio dia.