Segundo o secretário de Esporte e Lazer, o procedimento é normal conforme os laudos vencem; documentação já está sendo providenciada
Laudos dos Bombeiros e da Polícia Militar precisam ser entregues para que a Federação libere a Arena Plínio Marin
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O nome da Arena Plínio Marin de Votuporanga figurou ontem em uma lista de 57 estádios de São Paulo interditados pela Federação Paulista de Futebol. A notícia, a primeiro momento preocupante, é tratada como algo de rotina, já que segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, laudos têm prazo de validade e precisam ser renovados, situação que está sendo providenciada.
Em contato com o A Cidade às 16h54, o secretário José Ricardo Rodrigues da Cunha, o “Mineiro”, disse que a interdição “é um procedimento normal da Federação de interditar todos os estádios conforme os vencimentos dos laudos tanto dos Bombeiros quanto da Polícia Militar. Já estão sendo providenciados e daqui alguns dias teremos a liberação”, informou.
Mineiro disse também que nesta terça-feira estará na sede da Federação Paulista de Futebol para tratar esse e outros assuntos, e deixou um recado ao torcedor. “Não precisa se preocupar”, afirmou o secretário.
Interdição
A Federação Paulista de Futebol confirmou ontem, em seu site oficial, a interdição de 57 estádios usados nas quatro divisões do Campeonato Paulista de 2017. Entre os campos fechados, estão cinco da elite: Arena da Fonte, em Araraquara, Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, José Maria de Campos Maia, em Mirassol, Prefeito José Liberatti, em Osasco, e Walter Ribeiro, em Sorocaba.
Os principais problemas são documentos vencidos, entre eles o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e laudos de condições sanitárias, prevenção e combate de incêndio, segurança e vistoria de engenharia. Os clubes que precisam dos estádios para disputar partidas oficiais têm até o início dos respectivos campeonatos para regularizar a situação e atuar em casa.
Além dos estádios usados no Paulistão, a FPF interditou outros campos tradicionais do futebol brasileiro, casos do: Brinco de Ouro (em Campinas), Barão da Serra Negra (em Piracicaba), Nabi Abi Chedid (em Bragança Paulista), Canindé (em São Paulo), Anacleto Campanella (em São Caetano do Sul), Décio Vitta (em Americana) e Ulrico Mursa (Santos).
A primeira rodada do Campeonato Paulista, adiada em virtude do acidente trágico que matou 71 pessoas em Medellin, acontece no primeiro fim de semana de fevereiro. Já as Séries A2 e A3 começam uma semana antes, ainda em janeiro. Até lá, fica a expectativa de quantos estádios serão regularizados para a realização de jogos oficiais.