Parceria da Avoa com Secretaria de Esportes levará uma das maiores delegações da cidade para a tradicional prova de atletismo
Associação Votuporanguense de Atletismo e SEL irão levar 32 atletas para São Paulo
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga terá participação em peso na mais tradicional prova do atletismo brasileiro. No dia 31 de dezembro, aos menos 32 votuporanguenses, sendo alguns pela primeira vez, vão sentir a experiência de correr pelas ruas de São Paulo na 92ª edição da Corrida de São Silvestre.
Os votuporanguenses em questão viajarão juntos em um ônibus da Secretaria Municipal de Esportes, em apoio à Avoa (Associação Votuporanguenses de Atletismo). Segundo o coordenador José Roberto Medalha, os gastos dos atletas ficarão por conta da alimentação e hospedagem no hotel, além da inscrição que já foi feita.
Ele diz que a disponibilidade do ônibus proporciona a grande participação da Avoa na prova. Segundo Medalha, sem o custo da viagem, “as despesas caem bastante e torna possível que mais atletas da cidade corram na maratona, algo que é a realização de qualquer um que pratica a corrida de rua”.
Prova disso é que vários corredores irão para a São Silvestre pela primeira vez em 2016. Entre eles, jovens talentos que vêm ganhando espaço nas competições regionais, como Kauan Brito e Victor de Oliveira Andrade. “Eles vão pela primeira vez e têm boas chances de ficar com boas colocações”, comentou Medalha.
No feminino, Mirian Araújo também promete causar boa impressão. Outra esperança de boa colocação para Votuporanga fica por conta do atleta Paulo Pereira, de 32 anos. A equipe viaja para São Paulo na madrugada do dia 30 e retorna a Votuporanga ao final da maratona, no dia 31.
A prova
Corrida Internacional de São Silvestre é uma corrida de rua realizada anualmente na cidade de São Paulo, Brasil, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre (data de morte do Papa da Igreja Católica, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã) e de onde vem o seu nome. A corrida, a mais famosa e tradicional do Brasil e a da América do Sul, tem um percurso atual de 15 km pelo centro de São Paulo e é uma corrida mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres.
Entre 1925, ano de sua criação e 1944, foi disputada apenas por brasileiros. O maior vencedor – e também recordista – da prova é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias e, entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 1980 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias.
Alguns dos maiores fundistas da história do atletismo já participaram e venceram a prova. Além de Tergat e Mota, já correram nas ruas de São Paulo campeões e medalhistas olímpicos e recordistas mundiais como Franjo Mihalic, Gaston Roelants, Frank Shorter, Carlos Lopes, Arturo Barrios, Ronaldo da Costa, Priscah Jeptoo, Derartu Tulu e a “Locomotiva Humana”, o tcheco Emil Zatopek, campeão em 1953.