União Barbarense venceu a Alvinegra por 2 a 1; esta é a primeira vitória do Leão da Treze na competição, após nove rodadas
CAV foi o primeiro time derrotado pelo Leão da Treze na A2
Fábio Ferreira
Depois de começar na frente e dominar a partida durante todo o primeiro tempo, a Votuporanguense cedeu a virada para o União Barbarense, que venceu o jogo por 2 a 1 e chegou a primeira vitória na competição após nove rodadas, na tarde deste sábado (4), em Santa Bárbara d`Oeste. O CAV abriu o placar com Anderson Magrão, mas Melinho, de pênalti, e Gustavo viraram o placar para o time da casa.
Ainda em greve com a imprensa, nenhum jogador ou membro da comissão técnica da Votuporanguense quis comentar a apresentação em campo. O time esteve melhor nos primeiros 45 minutos, mas caiu drasticamente de produção na segunda etapa. No fim, o CAV ainda saiu no prejuízo com a expulsão do atacante Anderson Cavalo, após reclamação contra a arbitragem.
Com a derrota, a Alvinegra estaciona em 11º lugar, com 10 pontos, mas pode cair para a zona do rebaixamento após os outros jogos da nona rodada. O time agora tem uma semana de folga na tabela da Série A2 e volta a campo somente no próximo domingo (12), às 10h, na Arena Plínio Marin, para encarar o Guarani, de Campinas, com transmissão ao vivo do SporTV. Já o União Barbarense, que segue na lanterna da competição, com apenas quatro pontos, enfrenta o Taubaté, fora de casa, também no domingo (12), às 10h.
O jogo
Com a mesma formação que venceu a Portuguesa no meio de semana, apenas com a alteração de Uálisson Pikachu na vaga de Nathan, suspenso, o CAV nem parecia que jogava fora de casa contra o lanterninha União Barbarense. A Votuporanguense armou logo de início um bombardeio para cima do adversário.
Logo no primeiro minuto Anderson Cavalo já acertou a trave do Leão da Treze. Pouco tempo depois, em jogada confusa dentro da área, Pikachu, Cavalo e Magrão chutaram contra o gol de Jerfesson, mas a bola resvalou nos zagueiros pelo caminho. Enquanto o time da casa pouco produzia, a torcida local protestava nas arquibancadas. O jogo chegou a ser interrompido depois que um chinelo foi jogado em campo.
Melhor na partida, o gol da Alvinegra veio cedo, aos 19 minutos. Anderson Magrão recebeu e soltou uma bomba indefensável: 1 a 0. O único lance de perigo para o União Barbarense foi uma cabeçada de Melinho, no fim da etapa inicial, que Vitor Prata fez linda defesa.
Se o CAV assustou no primeiro minuto de jogo, o União Barbarense quase empatou no minuto inicial da etapa final. O goleiro Vitor Prada fez um milagre à queima-roupa e tirou a bola em cima da linha. O gol de empate estava amadurecendo e veio depois que o árbitro Roberto Pinelli marcou pênalti de Marcão após o zagueiro da Alvinegra chegar atrasado em dividida aérea com Douglas. O meia Melinho bateu e colocou bola de um lado e goleiro do outro: 1 a 1.
Depois do CAV cair de produção, o técnico Ito Roque tentou dar novo ânimo a equipe e trocou Elvinho, Uálisson Pikachu e Douglas por Arthur, Makanaki e Pacheco. Mas, foi o União Barbarense que cresceu na partida. O goleiro Vitor Prada fez excelentes defesas para evitar a virada do time da casa.
Com mais presença no ataque, o União Barbarense enfim conseguiu a virada aos 41 minutos. O atacante Gustavo Vintecinco aproveitou sobra de bola dentro da área e fuzilou a meta de Vitor Prada. Na frente do placar, o time da casa jogou na base da raça para segurar o resultado até o fim e chegar a primeira vitória na Séria A2.
Antes do apito final, o CAV ainda saiu no prejuízo com a expulsão do atacante Anderson Cavalo, após reclamação acintosa contra a arbitragem.