Derrota do Barretos e vitória do Oeste em cima da Lusa favoreceram a Votuporanguense na luta contra o rebaixamento à Série A3
Presidente Marcelo Stringari e técnico Gilbertão fazem as contas para encarar o Bragantino Foto: Fábio Ferreira/ A Cidade
Fábio Ferreira
Após o complemento da 18º rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Votuporanguense já tem mais claro o que precisa para não terminar como rebaixada diante do Bragantino, no próximo domingo (23), em Bragança Paulista. A derrota do Barretos contra o Guarani e a vitória do Oeste em cima da Lusa, na última segunda-feira (17), facilitaram a vida da Alvinegra na última rodada.
Na última rodada, cinco times lutam para escapar de duas vagas restantes do rebaixamento. São eles: Barretos (20 pontos), XV de Piracicaba (22 pontos), Velo Clube (23 pontos), Votuporanguense (23 pontos) e Portuguesa (23 pontos). A situação do Barretos é a mais difícil. O Touro teria que vencer seu confronto contra o Velo por mais de dois gols de diferença e ainda torcer por um tropeço do XV em casa.
O confronto da Alvinegra, fora de casa, talvez seja um dos mais difíceis entre os times que lutam para escapar do Z6, mas o CAV só cai se perder e ainda contar com uma combinação de resultados. São quatro possibilidades para o CAV se salvar da degola.
Veja as quatro possibilidades da Votuporanguense permanecer na Série A2:
1) CAV vence o Bragantino
Basta uma vitória simples em cima do Bragantino para a Alvinegra se salvar da degola sem depender de nenhum outro resultado. Mas a missão não é fácil. O Massa Bruta também precisa da vitória para ter chance de classificação à fase seguinte. Além de vencer o CAV, o Bragantino teria que torcer por empate ou derrota de Guarani ou Rio Claro diante seus adversários na última rodada.
Contra o CAV está o retrospecto fora de casa. A Alvinegra venceu apenas dois adversários (Portuguesa e Batatais) longe da Arena Plínio Marin. Já a favor do CAV estão os seguidos tropeços do Bragantino em casa nesta Série A2. O time de Bragança Paulista acumula mais derrotas em casa do que empates e vitórias. São quatro derrotas (Água Santa, Juventus, União Barbarense e Oeste), dois empates (Batatais e XV de Piracicaba) e apenas três vitórias (Guarani, Portuguesa e Rio Claro).
2) CAV empata com o Bragantino
A vitória do Oeste em cima da Lusa permitiu a Votuporanguense a possibilidade de empatar com o Bragantino e se safar do rebaixamento sem depender de qualquer outro resultado. Com um empate em Bragança Paulista, o time chegaria aos 24 pontos e não cairia em nenhum cenário possível. Caso o XV de Piracicaba vença a Lusa e o Velo Clube também ganhe ou empate com o Barretos, os dois rebaixados seriam Barretos e a Portuguesa. O time do Canindé encerraria a competição com 23 pontos e ficaria com a última vaga do Z6.
3) CAV perde, mas Velo Clube também perde
Mesmo que a Votuporanguense perca para o Bragantino, ainda assim a Alvinegra tem duas chances de permanecer na Série A2. Uma delas seria com a vitória do Barretos diante do Velo Clube. Com a vitória, o Touro chegaria aos mesmos 23 pontos do CAV, mas com um saldo de -7 ainda ficaria atrás na tabela já que o CAV tem um saldo de -1.
Esse cenário só muda caso o Barretos vença de goleada ou a Votuporanguense perca de goleada. Por exemplo, se o Barretos vencer por 3 a 0 o Velo Clube, e o CAV perder de 3 a 0 do Bragantino, os dois clubes ficam empatados em número de pontos, de vitórias, de saldo de gols e até de gols pró. A decisão de quem ficaria em cima da tabela iria para o número de cartões vermelhos. Quem somar menos expulsões ao longo da competição leva vantagem. Caso o empate nos critérios persista, o regulamenta passa aos cartões amarelos.
4) CAV perde, mas XV de Piracicaba também perde ou empata
Ainda que a Alvinegra perca para o Bragantino e o Velo ganhe ou empate com o Barretos, o CAV ainda tem a chance de permanecer na Série A2 caso o XV de Piracicaba não vença a Lusa no estádio Barão de Serra Negra. O XV só tem chance de escapar da degola se somar os três pontos na última rodada, mas ainda assim dependerá de resultados.
Se apenas empatar em casa, O XV chegaria aos mesmo 23 pontos do CAV, mas ficaria atrás da tabela por somar duas vitórias a menos ao longo do campeonato. O jogo em Piracicaba promete fortes emoções já que a Portuguesa também precisa do resultado para não correr riscos de rebaixamento à Série A3.