Jean Cova teve a chance de visitar o CT e aproveitou para adquirir conhecimentos sobre metodologia de trabalho
No CT do Corinthians, Jean Cova ao lado do atacante Jô (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Não é todo dia que se tem a oportunidade de conhecer o Centro de Treinamento de um grande clube do Brasil. O preparador físico do CAV (Clube Atlético Votuporanguense), Jean Cova, teve a chance e aproveitou para adquirir conhecimento no CT do Corinthians, em São Paulo-SP.
O preparador conheceu campos de treinamentos, laboratórios de fisiologia, academia, refeitório, alojamentos. “Conheci toda a estrutura que eles oferecem para os atletas. É fantástica”, relatou. Ele observou que todo o espaço mostra o quanto é importante ter estrutura, e o resultado pode ser visto como, por exemplo, no título do Campeonato Brasileiro. “O futebol do nosso país precisa se atualizar, oferecer estrutura aos atletas, tem que pensar de maneira diferente e dar condição para que os jogadores possam executar da melhor maneira possível o seu trabalho”, acrescentou.
Jean contou que a experiência de conhecer o Centro de Treinamento foi muito importante e tudo aconteceu por conta de alguns amigos das categorias de base do Timão. Outro contato que colaborou foi o ex-goleiro do Corinthians, Yamada, atual diretor das categorias de base do clube. O ex-jogador é amigo do presidente do CAV, Marcelo Stringari.
Durante a visita, o preparador físico observou o trabalho dos profissionais, a conduta e a maneira de cada um trabalhar. Ele também conheceu alguns métodos de trabalho. “Valeu a pena para que eu, como profissional, evolua e consiga de alguma forma aplicar algo que possa ajudar o CAV”, observou.
Entre os vários aprendizados Jean ressalta a moderna metodologia de trabalho, a forma de elaborar treinos, a integração entre a comissão técnica e o planejamento. Fatores, acrescentou, importantíssimos para obter bons resultados. Ele lembrou que sabe que a realidade de um grande clube do país diferente, porém entende que há métodos que podem ser utilizados em equipes menores.