Leidiane Sabino
O maior e mais avançado centro oncológico da América Latina é o Hospital de Câncer de Barretos, que recebe, diariamente, 4.000 pacientes, com atendimento 100% via SUS. Pessoas de todos os 27 Estados do país que viajam horas e até dias de ônibus para se tratar na instituição. No sábado, artistas, políticos e representantes do hospital lançaram a campanha “Voo Contra o Câncer”, com o objetivo de conseguir melhorias no aeroporto da cidade e voos regulares, para facilitar o acesso ao tratamento. Os palhaços votuporanguenses Paulo Ramalho Mata Júnior e Aldo Dezan, Showquito e Chuvisco, acompanharam este momento.
Se já é difícil imaginar que exista um hospital tão avançado no interior do Brasil, mais difícil ainda é imaginar que, ao lado dele, exista um aeroporto sem avião.
Isso mesmo: Barretos tem um aeroporto com uma pista maior do que a do Santos Dumont (RJ), mas, até agora, sem voos comerciais. Mas, em breve, terá.
No dia 22 de março de 2014, a companhia aérea Passaredo pousou seu primeiro avião em Barretos e firmou o compromisso de aproximar médicos e pacientes do melhor tratamento. Uma iniciativa alinhada com a humanização do tratamento realizado pelo hospital, evitando que os pacientes cheguem ainda mais debilitados.
O Governo Federal também está fazendo sua parte: incluiu o aeroporto de Barretos no Plano de Aviação Regional e programou o início das obras de modernização para julho deste ano.