Rodrigo Faria escreve sobre a obsessão que o mundo virtual causa nas pessoas e como mudar os hábitos para se livrar do vício
A internet tem causado preocupação em pais, educadores, pesquisadores e psicólogos. Estudos apontam que o número de pessoas viciadas nas redes sociais aumenta de forma alarmante.
Pensando nessa questão, Rodrigo Faria escreveu o livro Idolatria Virtual. A obra faz um alerta para o uso desequilibrado de todas as conexões virtuais disponíveis nos dias atuais. De forma clara o autor aborda os principais problemas relacionados com o uso exagerado das ferramentas do mundo pós-moderno, que podem trazer consequências na área física e emocional:
"Criado para servir como canal de comunicação entre amigos de uma universidade nos Estados Unidos, a ideia pegou tanto que depois se espalhou entre comunidades do mundo todo, reinventando a forma de comunicar-se de uma sociedade sedenta por novos meios de conexão."
O livro aponta os prejuízos resultantes do mau uso das redes sociais e também apresenta um caminho, através de orientações práticas. Vice-presidente em uma empresa do ramo químico na cidade de León (México), Rodrigo Faria também é pastor. O frequente contato com grupos de adolescentes foi importante para que ele observasse o comportamento deles em relação ao mundo virtual. Seus questionamentos e conselhos a todos partem da própria experiência presenciada por ele.
Além de afetar os relacionamentos, que hoje são pautados pelo mundo virtual, esse avanço tecnológico é prejudicial também a saúde de seus usuários. Sedentarismo, má alimentação e ficar sentado por horas em posições inadequadas são alguns dos problemas apontados pelo autor.
"Tudo isso tem contribuído para uma vida menos saudável, assim algumas pessoas aumentam significativamente de peso por viver paralisadas durante horas em frente ao computador, ou sentadas com um celular, ou qualquer outro meio tecnológico que permita o acesso."
Idolatria Virtual é um manual de como evitar que os hábitos em frente ao universo virtual se transformem em idolatria. Dificilmente o perigo é percebido quando se aproxima em forma de auxílio. E, para aqueles que não conseguem ver além do que ocorre no mundo virtual, esta obra ajudará a enxergar novos horizontes.
"Quando estiver no seu tempo de conexão, coloque um limite de tempo. Seja disciplinado nessa etapa. Ainda que o bate-papo e as fotos postadas estejam interessantes, não ceda à tentação de passar de seu tempo, deixe para depois. Acredite, isso o ajudará a colocar limites e aumentará as possibilidades de êxito no processo de mudança."
Sobre o autor: Rodrigo Faria é pastor evangélico da Igreja Assembleia de Deus de Franca – SP. Vive, atualmente, com a esposa e o filho no México, onde é Professor nas escola de líderes, orientador e conselheiro de jovens. Além de escrever, trabalha como Vice Diretor em uma empresa do ramo químico na cidade de León, no México.