Dono da unidade, Marcelo Amédi, espera ter contribuído para a formação de uma cidade com mais leitores
Sem espaço para acervo, Marcelo precisou encerrar as atividades
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Aos amantes de leitura, uma boa e uma má notícia! A primeira é que o Sebo Votuporanga está em promoção e má é que ele será fechado. Os produtos podem ser adquiridos com 50% de desconto. De acordo com Marcelo Amédi, ele precisava de um novo ponto para continuar com o negócio, mas só encontrou prédios com aluguéis caros e precisou encerrar as atividades, depois de quase quatro anos atuando na cidade e praticamente cinco mil títulos comercializados.
“Foi gratificante todo este tempo, mas, infelizmente, tenho que parar. Estou deixando a continuidade para os futuros livreiros daqui. Se aparecer alguém que queira ter algo parecido, estou á disposição para ajudar a montar. Plantei a semente, agora é só esperar os frutos de um município mais leitor”.
Por enquanto, os livros podem ser adquiridos, até que acabe o estoque, na rua Santa Catarina, 3527.
Marcelo criou o Sebo com a intenção de incentivar a leitura. Tudo começou na garagem de sua casa, na rua Piauí. “Percebi que as pessoas liam pouco, apesar da boa biblioteca municipal que temos”, contou na época. O espaço foi montado com 50 livros que Marcelo já tinha, depois adquiriu mais títulos em São José do Rio Preto-SP e São Paulo-SP, onde conheceu um ponto e recebeu o incentivo do dono de lá para montar um em Votuporanga. Amante da leitura, Marcelo lê em média sete obras por mês.
O que é um Sebo?
Sebo é o nome popular dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados. O preço dos itens comercializados nestes lugares é geralmente mais baixo, com exceção de livros raros, autografados, primeiras edições, os que levam encadernações de luxo, que podem ter um custo maior por seu valor histórico.