Atualmente, faz o personagem Toni em “Joia Rara” e na vida real
espera a chegada de seu terceiro herdeiro
No início do ano, o talento de Thiago Lacerda pode ser conferido em duas produções exibidas pela Globo. Na minissérie o “Tempo e o Vento”, resultado do longa nacional de mesmo nome, o ator deu vida ao Capitão Rodrigo Cambará. A minissérie em três capítulos contou a história de amor entre Bibiana (Fernanda Montenegro/Marjorie Es-tiano) e Capitão Rodrigo.
Mas Thiago Lacerda também é um dos astros de “Joia Rara”. Na trama, exibida na faixa das 18 horas, o ator vive o personagem Toni, um imigrante italiano que por muito tempo foi membro do Partido Comunista e lutou pelos direitos trabalhistas dos operários ao lado de sua primeira mulher, Gaia (Ana Cecília Costa). Com a prisão dos comunistas, foi separado dela e do filho recém-nascido, que foram deportados do Brasil. Depois se casou com Hilda (Luiza Valdetaro). Com a volta de Gaia para o Brasil, o casal se reconciliou principalmente por causa do filho, no entanto a vida de Toni sofrerá nova reviravolta.
Bonitão, quem acompanha os folhetins sempre espera que ela seja um dos bonzinhos das histórias, no entanto nem sempre foi assim. Na novela “América”, ele viveu o Alex, um cafajeste que atuava como “coiote” e usava o seu charme para enganar as pessoas, sendo que uma de suas vítimas foi Sol (Deborah Secco). E teve ainda o mau caráter Adriano, em “As Filhas da Mãe” que tentou seduzir Rosalva (Regina Casé) apenas para se apoderar da fortuna que ela nem sabia que possuía. E falando somente destes dois, foram muito bem interpretados.
Com seus 1,94m de altura e olhos azuis encantadores, a primeira vez que Thiago Lacerda apareceu na televisão foi em uma participação na novelinha “Malhação”. Isto em 1997, quando o galã viveu o personagem Lula. Depois veio a minissérie “Hilda Furacão” na qual interpretou um ator que queria fazer fama em Hollywood a qualquer custo.
Mas, Thiago Lacerda sentiu mesmo o gostinho da fama quando interpretou o Matteo na novela “Terra Nostra”. Mesmo sabendo que era um ator em começo de carreira, o corajoso Thiago Lacerda resolveu arriscar. Em 1999, quando soube que o elenco para “Terra Nostra” estava sendo selecionado, bateu na porta do diretor Jayme Monjardim e da produtora Mariana Lobo, se apresentou e, com humildade, pediu um papel. Imediatamente, Jayme Monjardim viu que tinha um futuro galã na sua frente. E o que fez foi chamá-lo, na semana seguinte, para um teste. Superando outros cinco candidatos, Thiago foi escolhido para ser o protagonista da novela.
Quando a trama estreou, sua vida mudou: virou campeão de cartas da Rede Globo, ídolo de uma geração de adolescentes, sucesso da crítica especializada e ainda estrela de uma série de campanhas publicitárias. Surpresa até mesmo para o próprio ator, que descobriu a vocação por acaso.
Aos 13 anos, Thiago começou a nadar na equipe do Tijuca Tênis Clube, destacando-se nos 50 e 100 metros nado livre. Até os 16, ele achava que tinha nascido para as piscinas. Tudo começou a mudar quando um amigo o convidou para trabalhar numa agência de modelos. Chegou a fazer alguns trabalhos, economizou algum dinheiro, mas depois cansou.
Depois de trabalhar como vendedor de loja, entrou na faculdade de Administração. Foi nessa época que decidiu fazer um curso de Interpretação – não porque pretendia ser ator, mas porque achava que na profissão que escolhera deveria perder a timidez. Mas quando começaram as aulas, se apaixonou pela coisa e emendou um curso no outro, chegando a fazer a Oficina de Atores da Globo.
Quando estava prestes a iniciar seu primeiro estágio em Administração, recebeu a notícia de que havia passado no teste para um pequeno papel em “Malhação”. Foi o primeiro passo para o sucesso. Em 1998, menos de um ano depois de estrear na Rede Globo, Thiago passou por outro teste. Entre 40 candidatos, ganhou o papel de Aramel, o Belo, na minissérie “Hilda Furacão”. Foi o primeiro sintoma de que tinha tudo para explodir.
Avesso às badalações, o ator gosta mesmo é de ficar com sua família. Ele é casado com a atriz Vanessa Lóes e eles têm dois filhos, Gael e Cora, e espera pela chegada do terceiro herdeiro, cujo nome ainda não foi escolhido.