No Cemei Elza, tem uma biblioteca piloto com livros e brinquedos; já no Mercedes, a sensação do momento é a “Hora da História”
No Cemei "Profª Elza", biblioteca piloto faz sucesso entre os alunos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotupoiranga.com.br
O dia 18 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. Neste ano, como a data caiu na Sexta-feira Santa, passou por muitos sem ser lembrado. Porém, as escolas da cidade sempre fazem questão de ressaltar a importância da leitura, pois quanto mais se lê, maiores são as chances da criança se desenvolver psicologicamente e socialmente.
No CEMEI “Profª Mercedes Fernandes de Lima”, no bairro são João, a coordenação da escola tem o projeto “A hora da história”. Toda sexta-feira, às 9h e 14h, acontece o ato cívico e em seguida, as histórias. Através de fantoches, fantasias e desenhos, as professoras encenam a história a ser contada. “Todos ficam curiosos, pois sabem que é o dia da história. Além disso, aprendem a esperar e a se comportar, além de estimular muito a imaginação”, disse a assessora pedagógica Wesley Cristina Bego Rossini. Todas as crianças participam desde os matriculados no maternal ao pré.
Como na escola algumas crianças estavam mordendo umas as outras, a alternativa para que a ação fosse impedida foi contar uma história de jacaré. “Decidimos para que elas não mordessem, pois machucava, e tivemos um bom resultado”, falou.
Na semana passada, com a chegada da Páscoa, as crianças tiveram uma prática de leitura diferente. As histórias eram contadas a cada dia com a inclusão do coelho no enredo. “Perseguimos o coelho nesta semana para que tivesse alguma ligação com a Páscoa, já que as crianças amam o bichinho”, falou.
Outro estímulo para que BA criança aprenda a gostar de ler é a “mala viajante”. Cada sala de aula do Cemei tem uma mala colorida, onde o aluno pode levar livros, a cada final de semana, para ler com a família. “Às vezes os pais não podem comprar livros, e criamos isso para que todos em casa leiam. Depois, os responsáveis devem responder a um questionário sobre o que acharam da leitura. Também incentivamos sempre os pais a se inscreverem naquela promoção gratuita do banco Itaú, onde livros são entregues gratuitamente”, disse.
Sítio do Pica-pau Amarelo
As histórias clássicas do escritor Monteiro Lobato serão apresentadas para as crianças nos dias 28, 29 e 30 de maio. A escola terá várias barraquinhas, cada uma com ambientes diferentes, para contar as histórias de Narizinho, Pedrinho, boneca Emília e demais personagens do sítio.
Biblioteca Piloto
No Cemei "Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, no Residencial Bortolotti, a biblioteca piloto faz um enorme sucesso entre os alunos. A diretora da escola, Kamila Karoline aparecida Jianoto, disse que o espaço é uma parceria do Brasil Leitor com a empresa Facchini, que possibilitou os brinquedos e livros.
A cada semana, os alunos aprendem histórias e utilizam os brinquedos para acrescentar o processo de desenvolvimento de cada um. “É muito válido, pois eles brincam recontando o que acabaram de aprender”, conta.