Quantas vezes já não falamos a alguém algo que não veio do coração? O que era só pra “ser” um momento acabou se tornando uma eternidade.
No fundo ainda não sabemos o poder que as palavras possuem sobre nossas vidas. Elas podem reconstruir uma vida, como também pode destruí-la.
Quantas vezes nós já não ferimos pessoas ao qual amamos com palavras amargas, frias?
Se formos contar quantas vezes perdemos a paciência, gritamos, colocamos em um momento de ira tantas coisas negativas para fora de nosso coração, com certeza perderíamos as contas.
O ser humano tem mania de falar sem pensar, ou na raiva soltar todos os ressentimentos guardados muitas vezes há anos, e o convívio entre professores e alunos, pais e filhos, enfim a convivência entre as pessoas acaba se tornando uma verdadeira relação de amor e ódio. Temos que parar um pouco pra pensar... Será que vale à pena agirmos desta maneira? Será que um momento vale muito mais que uma vida?
Quantas vezes por dia falamos ao próximo, palavras de apoio, carinho, amor? Quantas vezes falamos o quanto à pessoa que faz parte de nossa vida (seja pai, mãe, aluno, professor, amigo, colega, etc.) que ela é importante para nosso crescimento pessoal, ou o quanto sentimos falta dessa pessoa quando ele ou ela não está presente?
Talvez nenhuma, talvez uma vez... Muito pouco...
Saiba queridos leitores, que as palavras têm um grande poder, elas podem deixar uma pessoa que está alegre muito triste, mas também pode deixar alguém que está triste muito feliz. Já parou para pensar nisso? Quantas vezes nós não estávamos tristes, e alguém se aproximou e nos falou palavras de ânimo que nos levantaram? Um dia com certeza isso já aconteceu com você.
Então, o que você acha de começar a usar as palavras para trazer alegria às pessoas que estão ao seu redor? Pois ajudando, confortando, fazendo sorrir aqueles que fazem parte da nossa convivência diária, receberemos em dobro. Podemos tornar nosso dia mais feliz, diferente, especial, mais isso só depende de cada um de nós e de como usamos nossas palavras. Faça o teste e jogue suas palavras na correnteza do coração humano, as coisas boas seguirão seu curso, o que sobrar as curvas desse rio decidirá o que fazer.
Lembre-se que as crianças são aquilo que os adultos fazem, elas aprendem através dos exemplos que damos a elas. Reflita sobre isso e pense, qual está sendo sua contribuição para os futuros de nosso País.
Cordiais abraços a todos.
*Professor Alberto Martins