“A maior dádiva que podemos dar, aos nossos alunos, filhos ou para aqueles a quem admiramos é uma felicidade saudável (auto- estima se preferirem). A pessoa que se sente valorizada e confia em si mesma tem uma vida mais positiva.”
Você pode ajudar seu aluno ou seu filho e até mesmo alguém que você quer ver bem a se sentir valorizado, basta ajudá-los a se tornarem aquilo que eles desejam ser, pois, as pessoas que gostam daquilo que são, atraem o sucesso.
Porém, a felicidade é mais que alcançar o sucesso, é adquirir autoconfiança, um instrumento necessário para que nós possamos lidar com as falhas, perdas, vergonhas, dificuldades e derrotas que enfrentamos e enfrentaremos na ARTE se VIVER.
“Este pequeno e simples pensamento foi cuidadosamente elaborado para nos ajudar a entender nossos sentimentos e nossas emoções...”
Isso é tão ou mais importante que ter sucesso ou ser melhor.
Quando temos autoconfiança suficiente para lidar com nossos sentimentos - como o medo, a fúria e a tristeza - alcança uma segurança interior, que nos permite abrirmo-nos para o mundo em que vivemos. Este pequeno e simples pensamento foi cuidadosamente elaborado para nos ajudar a entendermos melhor nossos sentimentos e nossas emoções e, assim, ganharmos maior autonomia. Ganhar liberdade em nossa vida.
Falar sobre sentimentos com as pessoas que confiamos nos faz entender que de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangado, assustados. Com isso adquirimos uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, nos libertando para que passemos a desfrutar mais o mundo em que vivemos nos sentirmos seguros com as nossas habilidades se principalmente sermos felizes. Há! Quanto ao sucesso, ele é consequência de tudo isso.
Pensem nisso, um grande abraço...
*Alberto Martins é professor