A História do nosso país tem páginas repletas de beleza, inspiração e amor a esta terra pela incessante luta de pessoas, homens e mulheres, que encarnaram em suas veias, o desejo de uma sociedade justa, digna e igualitária. Caminho que se faz pela vida Política e por meio de uma verdadeira democracia com plena participação do povo nos projetos e decisões que modificam os rumos do país, do Estado e Município e interferem diretamente na vida das pessoas. Por esta causa muitas pessoas deram a vida e derramaram sangue.
A história nos ensina que já percorremos um longo caminho e a experiência tem nos mostrado que há ainda um longo caminho a percorrer. A luta é longa e árdua, mas não dá para desistir! Não dá para ignorar o suor de quem sofreu nos idos da história e as lágrimas e perseguições dos que ainda hoje sofrem. Por isso não cabe conceber: “isso não tem jeito!”; “roubam, mas fazem!”; “não posso contra eles, me junto a eles!”.
A esperança deve ser sempre nossa companheira! Perder a esperança é perder o gosto e o sabor da vida. Perder a esperança é deixar de sonhar e acreditar! Depois de tantas lutas travadas, podemos dizer que já há uma consciência maior sobre a realidade da política em nosso país e em nossas cidades. Sentimos o despertar da concepção de que política é coisa séria! Muito séria! E ninguém tem o direito de fazer da política o meio de explorar as pessoas em benefício próprio!
Então, o povo passará a exigir candidatos à altura de um mandato conquistado para bem servir às suas demandas; não terá tolerância com os políticos que fazem do patrimônio público o seu próprio bem; que administram seus empreendimentos particulares com recursos financeiros e humanos provenientes dos bens públicos; o povo conquistou a Ficha Limpa e a terá como valioso instrumento para limpar a Política dos maus políticos; não basta o candidato expor o maior número de placas; aliás, o povo tem dito que placa não ganha eleição; não basta campanhas milionárias; o povo quer que o candidato converse com ele, frente a frente; exponha suas propostas sem, contudo apresentar megaprojetos (o povo sabe o que é proposta eleitoreira), pois o que as nossas cidades mais necessitam é que o básico e o urgente seja feito: saúde de qualidade; saneamento; boas escolas; água para todos e etc.; o povo não quer candidato que compra voto, pois sabe que quem compra voto, tem apenas um projeto para se chegar ao poder, mas não um compromisso com a sociedade.
Enfim, política é coisa séria e para pessoas sérias! O Movimento Fé e Política em nossa Região, junto a outros segmentos da sociedade, vem levantando com vigor esta bandeira da ética na Política e propondo a reflexão de que Política não é coisa suja, mas sujos são os políticos que não respeitam o seu representado, o povo que o elegeu. Sujeira é se utilizar das necessidades e misérias do povo em proveito dos interesses egoístas e rentáveis. Por isso apoiamos a Lei da Ficha Limpa!
A Política é o caminho de organização da sociedade para atender às demandas sociais e ambientais em vista do bem comum, o bem de todos! Através dela vemos a possibilidade de construção da Sociedade do Bem Viver!
*Mauro Nunes é padre