Pois é, mais uma vez, a célebre frase de Lincoln está fazendo sucesso. Lembram-se dela: “Ninguém engana a todos por todo o tempo”.
Se alguns estão gostando, ou não, do resultado do julgamento do mensalão, é uma questão de entendimento pessoal, porém, que muitas das evidências de abuso de poder e “esquisitices de cooptação para aprovação de projetos” foram explicitadas pelos senhores ministros, isto lá é verdade. Portanto, por mais que tudo o que temos visto na imprensa falada e escrita, a favor ou contra, o andar da carruagem dos fatos demonstrou que o que se faz escondido hoje pode estar escancarado amanhã. Basta que surja alguém descontente com a divisão do bolo. E, pelo que podemos perceber, nos comentários em geral, essa novela ainda vai ter muitos capítulos e, pior, com novos personagens, nem que se passem muitos anos. É possível que mitos sejam desmitificados e que, assim sendo, a lição sirva de exemplo para aqueles que ainda pensam que estão acima de tudo e de todos. O tempo dirá.
Se os jovens de hoje fossem mais assíduos à leitura de jornais e revistas, acompanhando os comentários de articulistas de todas as tendências, poderiamos imaginar que o Brasil do futuro encontre meios de coibir os abusos de “mágicos da política”. Também, se grande parte da população que se diz enojada da política e dos políticos, fizesse uma pequena reflexão de que não é assim que devam agir e pensar, pois, a democracia e as liberdades exigem a participação dos chamados políticos para sua manutenção, sem dúvida, os escolhidos em eleições poderiam, cada vez mais, serem aqueles que melhor representem anseios de decência na coisa pública. Se as pessoas em geral meditassem sobre a ditadura partidária que impera no país, que provocam as porcarias que estão por ai e, ao votarem, ou se manifestarem publicamente execrassem os caciques entronados, o nosso país estará caminhando para dias muito melhores. Uma reforma política profunda e seria é o que mais precisamos hoje neste Brasil, pois, só assim quando você, meu caro leitor, estiver votando poderá ter certeza que não está engolindo gato por lebre e nem entronizando no poder (do municipal ao federal) déspotas, ladrões ou, na melhor das hipóteses, simples espertalhões, incompetentes ou alienados. Lembrem-se, existem os bem intencionados, porém, são poucos nesse oceano de interesses. Vejam o caso de nossa cidade, uma grande e bonita exceção, onde o Prefeito foi para reeleição e foi eleito com 90% e, onde nossos Deputados não estão envolvidos com maracutaias, mas sim, trabalhando com competência. Como o Brasil poderia ser muito melhor se seguisse um pouco de nossos exemplos.
E, depois de desintoxicar o fígado com o comentado acima lembro aos ilustres leitores que existem fatos muito alegres. Um deles, e que me deixou bastante feliz, foi estar presente à primeira visita que os aprovados no curso de medicina fizeram na Santa Casa. Que pena que muitas personalidades que já se foram não estejam mais entre nós para sentir esse grande orgulho. Continuemos o trabalho e o esforço, muito ainda precisa ser feito.
*Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados