*Professor Alberto M. da Silva
Queridos leitores:
Acredito que ser professor nos dias de hoje é um desafio para gigantes. Viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade não é tarefa para qualquer um.
Sem educadores é muito difícil imaginar um futuro para a humanidade. Os educadores, numa visão ampla, não é aquele que só transforma a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também é aquele que forma pessoas. Diferente daqueles que “brincam de escolinha”, dos marqueteiros, educadores de fato são os verdadeiros “amantes da sabedoria”, os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não a informação, mas sim o puro conhecimento, porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade que buscam juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis.
Ser professor é professar a fé e ter a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou. O verdadeiro professor é aquele que fica horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que ocorre todos os dias, mas a cada dia sendo única e original.
Digo que é desafio para gigantes, pois entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar esse cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender é somente para pessoas escolhidas. Professor é aquele que se importa com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado, o único que tem a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo” apontando os caminhos, mas deixando que seus alunos caminhem com seus próprios pés.
Cordiais abraços a todos.
*Professor Alberto M. da Silva