Dentre os acontecimentos que estamos submetidos nesta vida, temos que ter sensibilidade e compreensão, pois nossas atitudes vão de acordo com a aprendizagem adquirida ao longo do tempo.
Fazemos parte de uma grandiosa obra artística que contempla a história da humanidade e assim sendo temos uma missão muito importante, assumindo nosso papel de criatura e ao mesmo tempo de criadores. Somente assim seremos capazes de preencher com nossas lutas diárias a grande tela da vida tendo como principal objetivo dar forma e cor a nossa existência.
Aprender é muito mais que produzir sabedoria em determinadas situações. Ela é um processo longo e detalhado que é trabalhado durante anos contando com disciplinas extracurriculares como a convivência, estímulos e exemplos.
Quando nascemos somos pequenos aprendizes, verdadeira matéria bruta a ser lapidada se transformando em algo belo de ser apreciado. Mas percorrer este processo não é fácil, são precisos modelos a serem seguidos e experiências a serem vividas, uma estranha forma de experimentar da vida tudo aquilo que ocorre no nosso dia a dia.
Muitas vezes essas experiências se perdem em meio a turbilhões de problemas que enfrentamos. É preciso acordar para o tempo perdido e voltar nossos olhares para a cultura que nos envolve. Todos esses aspectos fazem parte da evolução humana é nesses encontros e desencontros que acontecem que nos aproximamos mais de nós mesmos, permitindo assim uma reflexão sobre a maneira que estamos conduzindo nossa história.
Todos têm o dom de ser feliz no contexto do que é real, uma pessoa feliz não se distancia tentando esquecer a realidade por alguns segundos. Felicidade não é um breve momento onde esquecemos os problemas, ela é um estado de espírito que contempla dificuldades e possibilidades. Nunca podemos transformar nossas dificuldades em empecilho para nossa felicidade, porque é somente sendo feliz que serei capaz de participar do processo de evolução aprendendo e ensinado e tendo a certeza de que é possível ser feliz mesmo nos mementos de dificuldade. O que faz a diferença é a administração que vamos fazer desses momentos difíceis de não permitir que a sombra de um problema cubra nossa alegria de superá-lo.
*Professor Alberto Martins da Silva