Ao nascermos, pouco sabemos ou ouvimos do mundo. A existência é silenciosa e escura. Mas com o passar dos dias e o correr dos meses, a realidade aos poucos vai se revelando em cores, formas, sons e movimentos e então passamos a sentir e a perceber que somos parte integrante e essencial de um plano, de algo a ser concluído.
Uma apresentação da vida como algo belo que não nos oferece outra opção a não ser transformá-la em algo ainda melhor. Essa é a função da educação, essa é a missão do ser professor.
Enquanto expressão objetiva do gênero humano, a aprendizagem tem constituído historicamente uma possibilidade não apenas de desenvolvimento da cultura, mas também uma ferramenta importantíssima para a formação e emancipação em todas as sociedades.
Ao longo desses Artigos é possível apreciarmos a relação entre a educação e as possibilidades de transformações em nossas vidas superando o quadro de declínio da expressão humana em todos os sentidos que vivemos atualmente.
Nesse momento, a forma de encararmos a vida, certamente tomou outro olhar. Estamos motivados a exercer nosso espírito “artístico” e por meio dele, estabelecer outra relação com a realidade.
Tudo o que aqui conhecemos e aprendemos será essencial para nossa constante formação. E quando se falar em educação, lembre-se que ela não se resume em saberes diferentes. A educação pode ser na maioria dos casos, a solução para alguns dos vários problemas do cotidiano. Ela nos ajuda a preencher essa grande obra inacabada que é o ser humano.
Lembre-se, onde estamos fomos nós que nos colocamos, e se quisermos sair só depende de nós!
Todo o professor é único e todo o ensino é intransferível. Por isso, ouse, não tenha medo de si mesmo e busque sempre um começo para a sua história.
Espero que estejam tendo uma ótima leitura destes artigos que tem como intenção relatar uma época que se estende até os dias de hoje, mostrando que o desenvolvimento, a educação e a historia estão sempre presentes quando o assunto é reciclar a vida e assim aguçar nossa percepção e mostrar que a sociedade contemporânea tem muito em comum com o passado, que sempre teve como prioridade acabar uma obra inacabada. Esta vontade de relatar em artigos nasceu da vontade de unir a educação ao desenvolvimento humano, uma vez que ambos para serem considerados ideais necessitam de um objetivo social, ou seja, é preciso educar o coração para alcançar resultados satisfatórios em nossa vida. Com grande admiração,
*Professor Alberto Martins da Silva