Com o recolhimento de mais de 30% do PIB ( Produto Interno Bruto) em impostos, o Brasil possui a maior carga tribuária de todos os tempos e que abrange o próprio universo.
Na opinião do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e que vem conduzindo-a desde há alguns anos, ressalta que a reforma tributária é um velho sonho de todos, que contribuem com seus impostos, porém, não será do dia para a noite, que este sonho poderá se converter em realidade.
À vista desta observação, e que achamos válida, urge a necessidade de os governos olharem com mais carinho o problema enfocado, no sentido de fazerem com que o setor produtivo não seja sacrificado, concedendo-lhe um prazo mais dilatado para o pagamento dos tributos, levando em consideração a importância que o referido setor contribui para com a economia do país e que está atrelada aos complexos comerciais e industriais, responsáveis pelo desenvolvimento e pelo aumento intensivo de empregos.
Outro aspecto a se fazer alusão nesta oportunidade é o fato de as indústrias procederem vendas a prazo e que vem causar impacto aos empresários, tendo, inclusive, este mister de honrarem seus compromissos perante a Receita Federal e ao Fisco Estadual nos prazos devidos.
Há de se esperar algumas medidas, que devam ser levadas a efeito por parte de nossos governantes, razão pela qual entendemos que o governo, especialmente em nível Federal, é o mais interessado em promover um futuro promissor e o bem-estar para todos, sem gerar qualquer problema de arrecadação em favor dos cofres públicos.
Finalmente, é de se esperar que uma medida simples seja a solução para os contribuintes de um modo geral.
* Alessio Canonice - Ibirá-sp. alessio.canonice@bol.com.br