Quando os portugueses chegaram à ilha, os índios já estavam aqui, mas os navegantes queriam ir às Índias. As terras devastadas e habitadas foram feitas pela mão do índio que preserva constantemente a natureza. A preguiça e a curiosidade destes desbravadores, fizeram a invasão em algumas tribos e aquelas que não aceitavam, eram mortos com farinha de mandioca envenenada, a qual todos morriam e então os espertos tomavam conta das terras.
A vinda do clérico ao país era exclusivamente catequizar os índios para que assim possam viver em harmonia e sem pecado, mas ao passar dos tempos, os índios ficaram apenas respeitados nos livros da primeira geração do romantismo, a qual exalta o nacionalismo e o indianismo, mas é só.
Este ano em Mato Grosso do Sul, uma carta produzida pelo chefe da tribo guarani-caiuá chocou o país, na interpretação todos achávamos que havia uma ameaça de suicídio coletivo, mas não. O chefe apenas disse que haveria morte coletiva, pois não sairão das terras em que lhes pertencem. Na verdade, onde moramos, onde dançamos, compramos comidas, tudo era do índio, mas...
A verdade é que eles não vão sair das terras, mas constantemente são ameaçados por pistoleiros contratados pelos “caras” que se dizem donos das terras. Em 1920, o governo mapeou o estado e destinou áreas para os índios, saiu catando as tribos para colocarem nestas áreas e agora querem tomá-las. Mas se quando os portugueses eram menos do que os índios, venceram, imaginem agora que há pouco índio para muitos chefes de estado.
Abaixo segue uma paródia de uma música que terminará este artigo com uma reflexão jamais vista:
Vamos falar de índio
Mas sem imprensa pra nos pegar...
Saia das minhas terras
Porque se não eu vou te matar...
Índio fazer barulho
Brasil não ter orgulho
Vem pintar a pele para a expulsão começar
Pego meu revolver
Meu helicóptero, para te matar
Vamos fazer uma festa
Comer do fruto que a terra dá
Índio fazer barulho
Índio gritar para o mundo
Índio quer TV para se manifestar
Índio não é mais bobo
Índio não é mais tonto
Índio já foi um dia
O dono dessa terra
Índio quer a de volta
Índio vai matar para ficar
Índio querer de volta para procriar.
Entendeu? A música retrata bem o episódio, mas o BRASIL é feito de ladrões gestores, roubam dinheiros, desviam documentos e ainda tomam terras! Será um hábito de carma dos Portugueses? Ou realmente o Brasileiro não está nem aí para a verdadeira história do Brasil?
*Alex Aleluia é professor de Língua Portuguesa e escritor de cinco obras