Mais uma data comemorativa e dedicada à proclamação da República, acrescentando nesta oportunidade o fato de que a trajetória em que se desenvolveu o fim da monarquia, considera-se uma ascensão da ordem republicana do Brasil e que resultou a chegada dos militares ao poder.
Importante destacar que a proposta de um regime republicano já se impregnava no seio de muitos ideais, mediante revoltas incessantes e neste contexto está a Revolução Farroupilha nos anos de 1.835 a 1.845.
Além dessa demanda por tansformação do mundo político, destaca-se a campanha abolicionista que se iniciou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico e, conseqüentemente, o fim da monarquia era uma opção mais acertada, vamos assim dizer, para muitos adeptos que combatiam ao mesmo tempo a mão de obra escrava.
Além desses aspectos já enumerados, no ano de 1.888 a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Izabel, deu, praticamente, o último suspiro à monarquia brasileira.
Enfim, o movimento militar de 15 de novembro de 1.889, foi a reafirmação e a ratificação da proclamação da Répública na pessoa do Marechal Deodoro da Fonseca, passando o país a viver uma nova fase da sua história e uma transformação da vida política e administrativa.
*Alessio Canonice - Ibirá-sp. alessio.canonice@bol.com.br