A finalidade da EDUCAÇÃO é dar corpo à essência secreta das coisas, e não apenas demonstrar sua aparência. Viver é um instinto, é querer fazer o que lhe de prazer, portanto, o lúdico se torna inseparável do mundo do qual fazemos parte. O “fazer” em nossas vidas integram parte da nossa natureza, das condições que temos e da incessante busca da felicidade, ou seja, através de nossos sentimentos e ações seguimos o que sinalizam os nossos instintos e desejos.
Mas devido aos acontecimentos no decorrer de nossa evolução, essa intuição artística é colocada de lado, entrando em nossas vidas pela porta dos fundos e ainda assim de maneira disfarçada.
Desenvolver o pensamento artístico é de fundamental importância se quisermos alcançar nossas metas, pois é através desse pensamento que se caracteriza um modo particular de dar sentido para nossas experiências. Ser criadores da própria vida é ampliar a sensibilidade e a imaginação transformando pequenos acontecimentos em grandes obras.
Educar está relacionado com as demais áreas de nossas vidas e tem suas especificidades, portanto, a educação através do exemplo propicia o desenvolvimento do pensamento e da percepção ética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana.
Esta área permite nos relacionar de maneira criativa com as outras fases da vida. Afinal, a pessoa que exercita continuamente sua imaginação, está mais habilitada a seguir um caminho mais convincente e desenvolver estratégias pessoais para resolver os problemas encontrados nesse trajeto.
Buscar o professor que habita em nós, não implica somente em estimular a imaginação e a criatividade. Conhecer a evolução humana nos possibilita adquirir conhecimentos sobre outras culturas e nos leva a compreender os valores que estão enraizados no modo em que pensamos e agimos. Isso cria um campo de sentido que valoriza nossa vida e favorece a abertura à riqueza e à diversidade da imaginação.
Ser educador é abrir perspectivas para que tenhamos uma compreensão de mundo na qual a dimensão poética esteja presente. A pedagogia ensina que é possível transformar continuamente a existência; que é preciso mudar referenciais a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis, sendo a flexibilidade a condição fundamental para sairmos da condição de simples telespectadores e assumirmos o papel principal de nossa história de vida.
A compreensão dos aspectos físicos, mentais e espirituais vem acompanhando o ser humano desde muitos anos e esteve presente em praticamente todas as formações culturais. O homem que desenhou um bisão numa caverna teve que aprender de algum modo, e da mesma maneira ensinou para alguém o que aprendeu. Assim o ensinar e aprender faz parte, de acordo com as normas e valores estabelecidos em cada ambiente sócio-cultural, de um conhecimento que envolve a produção e a reeducação humana em todos os tempos.
Um grande abraço e que Deus abençoe a todos!
*Professor Alberto Martins da Silva