A Saev Ambiental completa 44 anos no dia 5 de dezembro. Como engenheiro em Votuporanga, acompanhei o desenvolvimento dessa autarquia que é um orgulho para nós votuporanguenses.
Voltando na história, é possível recordar que nos anos 70 a administração da Saev ocupava uma das salas do prédio da prefeitura. A administração municipal era constituída por departamentos, como era a grande maioria das cidades, sendo que muitas cidades ainda permanecem nesse nível de administração.
Com a contratação do plano diretor do município de Votuporanga, a administração municipal da época, deu um grande passo, evoluindo em conceitos administrativos, com o advento de secretarias para cada setor específico da administração, e nesta evolução, foi indicada a formação de uma autarquia para o comando dos serviços de água e esgotamento sanitário. Isto devido à visão de futuro que teve a administração do Sr. Dalvo Guedes, de seus assessores e da câmara de vereadores. Assim surgiu a Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga – Saev, como uma autarquia municipal.
Na década de 90, ao mesmo tempo em que as instalações da Prefeitura foram se tornando insuficientes para acomodar as secretarias e os demais órgãos da administração direta do município, o espaço ocupado pela Saev já não era condizente com a nova realidade. Em 1994, tendo como objetivo agilizar o serviços, otimizar o atendimento ao público e liberar as salas do paço municipal para o uso da Prefeitura, além da atuação do poder legislativo e corroborado pelas ações do Prefeito Pedro Stefanelli Filho e secretariado, programou-se a construção de uma nova sede para a Saev.
As novas instalações, assim construídas, ocupam uma área de 550 metros quadrados, em dois pavimentos, e foram estrategicamente colocadas ao lado da ETA. O objetivo era integrar o Centro Administrativo ao Centro Operacional, de forma que o cliente usuário do sistema pudesse resolver todas as questões relativas ao fornecimento de água e coleta de esgotos num mesmo local.
Ainda, nos dias presentes, na maior parte das cidades do Estado de São Paulo, os sistemas de água e de esgotos são administrados pelo Governo Estadual, enquanto no nosso município temos autonomia plena nessa área, com administração própria.
O que possibilita a sobrevivência desse sistema autônomo, adotado pelo município de Votuporanga, é o apoio político das lideranças locais e de toda a sociedade civil organizada, que sempre viram com bons olhos essa situação, aliada a eficiência demonstrada pela Saev.
A organização administrativa da Saev, representada pelos funcionários do setor administrativo e de suas áreas técnicas, reunindo os responsáveis pelos setores de manutenção, operação e construção, desperta em todos um grande sentido de responsabilidade que resulta como característica principal a determinação para o cumprimento de metas. Esse comportamento sempre predominou na Saev, desde a sua criação, gerando métodos de trabalhos em constante evolução e disposição para garantir água de boa qualidade à população. Todos estes resultados são motivos de orgulho para os funcionários.
Hoje, a Saev Ambiental, Superintendência de Água e Esgotos e do Meio Ambiente de Votuporanga, atualmente, está presente em todo o município, com o fornecimento de 100% de água tratada a toda a comunidade, e 100% de esgoto tratado na sede do município e no Distrito de Simonsen. Funciona como uma empresa, mas pertence à administração indireta da Prefeitura Municipal de Votuporanga, diretamente subordinada ao chefe do executivo municipal.
Além de garantir a população o fornecimento de água tratada e a coleta e tratamento dos esgotos, hoje a Saev Ambiental se prepara para o grande problema do mundo atual: o desafio do desenvolvimento sustentado com a conservação do meio ambiente. Ao longo de mais de quatro décadas já conquistamos muitas coisas, mas sabemos que a nossa autarquia continuará trabalhando para conquistar ainda mais.
*Jesus Silva Melo é ex-superintendente da Saev Ambiental