Já escrevi aqui e continuo entendendo que quem se comunica com o público jamais deve fazê-lo usando o sentimento do fígado, mas sim, o da razão.
Por isso muitas vezes, ao escrever é muito importante que nos desliguemos de assuntos que nos intrigam, ao ponto de fazer o fígado ficar amargo. Ao vivermos em comunidade, precisamos nos esforçar para ter a grandeza ou, no mínimo, a inteligência para entender que nem tudo deve ser da maneira que pensamos. Todos, em algum momento, temos a mania de nos tornarmos utópicos. Usando a razão vamos entender que devemos agir de acordo com a realidade, sem distorcer nossas filosofias de vida, sem perder a dignidade. Ao fazer assim vamos continuando a caminhada da vida com mais tranquilidade. Aquilo que achamos que poderia ter sido feito, porém, que não está de acordo com pensamento de outros no momento, devemos torcer para que no futuro esses pensamentos estejam mais preparados para mudanças. Graças a Deus a humanidade existirá ainda por muito tempo e é possível que melhore seus comportamentos em certas áreas. Assim acontecendo, o mundo melhora.
Escrevo assim na esperança de que alguns jovens estejam lendo o artigo e ao tocarem suas vidas e, possivelmente, assumindo responsabilidades públicas possam, desde já, irem formando suas convicções de como lidar com as diferenças e com os contraditórios. É uma questão de tempo e muitas vezes de diálogos interessantes com pessoas que possam, também, se interessar por assuntos gerais. O respeito ao pensamento alheio é fundamental para a manutenção de bons relacionamentos. Entender sem ofender e melhorar as ideias sem se descaracterizar são o melhor caminho para os seres racionais.
Mas, deixemos para lá esses assuntos maçantes e nos voltemos para coisas mais alegres. Por exemplo, o carnaval já vai ser no próximo mês e, vamos torcer para que muitos jovens venham para Votuporanga para diversões sadias e encontros que possam se tornar inesquecíveis. E, nós aqui da cidade mais uma vez, sem dúvida, vamos mostrar como somos bons anfitriões. O carnaval de Votuporanga, para quem não sabe, foi uma das ferramentas para o impulso da cidade desde muitas décadas.
Por outro lado vamos dar as boas vindas ao meu amigo de infância e juventude Dr. Jesus da Silva Melo que agora, parece-me, vai ser um novo companheiro no jornal como articulista. Dr. Jesus tem uma linda experiência em assuntos públicos, principalmente de como se fazer equipamentos que possam servir ao bem-estar da população e, com isso, seus comentários deverão ser muito úteis e interessantes. Pois é meu caro Dr. Jesus, agora posso dizer, sem perder o respeito, que passamos a ter ao nosso lado um Jesus. Legal, não!
E, aproveitando esse espaço que tanto prezo, que durante anos tem me permitido comunicar com os respeitáveis leitores, quero enviar um recadinho singelo e carinhoso para uma linda menina moça, minha netinha Ana Luiza: Nós te Amamos.
*Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados