Aquele que se sente valorizado e confia em si mesmo, tem uma vida mais positiva concordam?
Você pode ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas, basta proporcionar meios para que se tornarem aquilo que eles desejam ser. Pensando assim acho que gostaria de ser uma TV, já imaginou. Assim poderia ocupar um lugar especial, todos estariam ao meu redor atento a tudo que penso, digo e mostro. Seria levado a sério quando expuser meus pensamentos. Seria o centro das atenções, onde todos me ouviriam sem interrupções e nem questionamentos.
E se por um acaso eu “der defeito” logo me concertariam, afinal uma casa sem TV seria chata, teríamos que conversar uns com os outros. Imagina. E quando o pai ou a mãe chagarem cansados ou nervosos do trabalho, eu seria a companhia perfeita. Nunca mais ficaria sozinho e aborrecido, sempre alguém estaria brigando para estar junto a mim, seria a diversão de todos.
Porém, a felicidade é mais que alcançar o sucesso, é adquirir autoconfiança, um instrumento necessário para que nós possamos lidar com as falhas, perdas, vergonhas, dificuldades e derrotas que enfrentamos ou enfrentaremos e isso só acontece quando estamos juntos, colocando em pratica tudo o que fazemos com uma TV, mas fazendo isso com nossas famílias, amigos, colegas. Imagina se a atenção que nos damos para esse aparelho que esta em quase todos os lares do mundo fosse dividido ou até mesmo transferido para nossos filhos, esposas, maridos, quanta coisa iria mudar no mundo. Quando temos autoconfiança suficiente para lidar com nossos sentimentos alcançamos uma segurança interior, que nos permite abrirmo-nos para o mundo em que vivemos.
Os momentos em nossas vidas são únicos, não os desperdicem com um aparelho sem sentimentos. Em toda nossa história temos momentos, os mais diversos, que passam e não se repetem. Sonhos que se realizam ou que se armazenam pelo simples fato de não acreditarmos neles. Então convido a vocês para refletirem comigo sobre esse pensamento e que ele possa inspirar qualquer um que já teve um sonho e também para todos que tiveram a coragem de lutar pelo que acreditaram.
Este pequeno e simples pensamento foi cuidadosamente foi elaborado para nos ajudar a entendermos melhor nossos sentimentos e nossas emoções e, assim, ganharmos maior autonomia. Ganhar liberdade em nossa vida. Falar sobre sentimentos com as pessoas que confiamos nos faz entender que de vez em quando, é normal sentir-se triste, zangado, assustados. Com isso adquirimos uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, nos libertando para que passemos a desfrutar mais o mundo em que vivemos nos sentirmos seguros com as nossas habilidades se principalmente sermos felizes. Há! Quanto ao sucesso, ele é consequência de tudo isso.
Lembre-se, onde estamos fomos nós que nos colocamos, e se quisermos sair só depende de nós!
Todo o momento é único e tudo que aprendemos é intransferível. Por isso, ouse, não tenha medo de si mesmo e busque sempre um começo.
Com grande admiração,
*Professor Alberto Martins Magalhães