O JORNAL “FOLHA DE SÃO PAULO”, abordou uma série que denominou “O BRASIL QUE MAIS CRESCE”. Esta série, constituída de vários artigos, foi iniciada em março de 2012, enfocando cidades ou regiões do Brasil que se destacam por atrair investimentos e se desenvolverem em ritmo mais acelerado que outras. Várias cidades foram retratadas, de nosso estado e de outros da federação, com textos publicados a cada 15 dias, aos domingos. Todas as cidades citadas, pertencentes ao nosso estado, tiveram o auxílio da Investe São Paulo, que é a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. Esta agência é uma entidade de serviço social autônomo de direito privado, vinculada por cooperação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo.
Escrevi, em artigo anterior, que nossa região precisa de mais investimentos do estado, no tocante a interligação que devemos ter, em pista dupla, do Rio Grande, na divisa com o estado de Minas Gerais, até ao Rio Paranapanema, que passaria por Cardoso, nossa cidade (e Aeroporto), Nhandeara, Birigui, Presidente Prudente, atingindo os limites do estado, junto as divisas com o Estado do Paraná. Isto porque toda esta região, por estar mais distante dos grandes centros, necessita de uma intercomunicação que a torne mais atraente para os investimentos, visto que somos “atacados” por ofertas de incentivos fiscais, pelos municípios localizados nos estados vizinhos. Estes aproveitam destes incentivos e utilizam as nossas rodovias radiais, que chegam até às suas divisas e levam seus produtos até os grandes centros consumidores de nosso estado. Some a isto mais um grande trabalho: as autoridades devem fazer despertar programas especiais da INVESTE São Paulo, que entre outras coisas, segundo o seu diretor de Investimentos e Negócios da Investe, nos municípios em que atuaram, ao conhecer os resultados alcançados, disse textualmente: “Aos poucos as cidades vão aprendendo a se vender”.
Com o auxilio da Investe SP, os municípios de nosso estado, retratados pelo Jornal “Folha de São Paulo” na série “O BRASIL QUE MAIS CRESCE”, aprovaram programas especiais de incentivos fiscais, não somente para os impostos municipais, como IPTU e ISS, como também sobre a devolução do ICMS.
Assim, tendo em vista a reinvindicação de uma grande via ligando todos os municípios do OESTE PAULISTA, todos eles deverão ser envolvidos em mais um grande trabalho para atingirem a meta principal: conseguir incentivos fiscais para toda esta região. Teríamos assim uma grande arma para evitar a fuga de nossos indústrias, para os estados vizinhos, como todos devem ter conhecimento e, atingirmos um grande desenvolvimento.
Continuamos a esperar o trabalho dos NOVOS BANDEIRANTES.
*Jesus Silva Melo é engenheiro