Uma das primeiras reações que as pessoas esboçam quando estão satisfeitas com algo é o sorriso. Ele é a prova de que está tudo certo. Nos últimos 15 anos, conseguimos garantir milhões deles nos 32 postos do programa Poupatempo no Estado. E, neste último mês de março, batemos uma marca recorde: 350 milhões de atendimentos. A satisfação é uma das grandes indicadoras do sucesso. Segundo pesquisa Vox Populi de dezembro último, 99% dos usuários aprovam o atendimento. Além dos benefícios de diminuir as longas filas, o Poupatempo ainda faz bem à saúde. Para sorrir, movemos até 24 músculos do corpo. Dar risada faz bem. Ter um atendimento decente, também.
Os números nos deixam felizes e mostram que estamos no caminho certo, seguindo, sempre, o objetivo de desburocratizar, oferecer excelência e qualidade. Hoje, o cidadão que vai ao posto sabe que sairá com seu problema resolvido.
O conceito do Poupatempo surgiu com o governador Mario Covas e o seu descontentamento com a demora na emissão do RG. Em 1997, nasce o primeiro posto, na Sé, Capital. De lá pra cá foram inauguradas 31 unidades. De uma delas, tenho uma lembrança particular. Sou de Campinas e a cidade recebeu o primeiro posto do Interior. Trabalhava na Nossa Caixa e atuava no Sindicato dos Bancários – próximo ao prédio do antigo Banespa, que receberia o equipamento. Poucas pessoas conheciam o programa. No dia da inauguração, fui até lá e fiquei deslumbrado: como era possível tirar um documento em tão pouco tempo? Mágico.
Agora, chegamos a 350 milhões de atendimentos ao cidadão. O Poupatempo é o maior programa do Brasil neste modelo. Se dividirmos esse número pela população de São Paulo (42 milhões), dá mais de oito atendimentos por habitante. Com isso, tornou-se referência para o Governo do Estado e serviu de inspiração para a criação de vários programas no País.
Temos que destacar o empenho e dedicação dos funcionários, que dão um verdadeiro exemplo de cuidado a cada pessoa presente no local. Eles também deixam a sua marca e tem todo o nosso respeito e reconhecimento.
A missão agora é crescer, mantendo a qualidade do serviço; uma das principais preocupações do governador Geraldo Alckmin. Ele, um dos grandes entusiastas do programa, acompanha perto a sua evolução e sucesso, desde a fase de criação.
Tenho a oportunidade de participar, junto com o governador, do projeto de expansão do Poupatempo. Dez novas unidades já foram anunciadas e, até maio do ano que vem, nossa meta é aumentar consideravelmente o número atual. Eles terão uma nova configuração; alguns podem ser compactos mas oferecerão, principalmente: emissão de RG, CNH, Carteira de Trabalho, unidade bancária e os serviços da Ciretran.
Outra novidade é a informatização dos agendamentos. Eles podem ser feitos de forma eletrônica com hora marcada na maioria dos postos. Além do site, integramos o serviço ao Facebook. Quem não tem computador, pode ir ao Acessa SP ou recorrer ao e-poupatempo, presentes nas unidades. Com isso, ganha a população em agilidade e praticidade e ganha o programa, com o aumento de 30% na capacidade de atendimento, por distribuir melhor a demanda e evitar ociosidades.
E assim, garantimos sentimentos de satisfação em todo o Estado e, também, no País. E as pessoas, que não precisam perder seu valioso tempo com a burocracia, podem se dedicar mais a quem lhe faz bem e sorrir.
*Davi Zaia, deputado estadual (PPS) e secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo