*Dr. Alfredo Salim Helito
Os protestos que acontecem em todo o país valem muito mais do que os 20 centavos de aumento da tarifa do transporte público em São Paulo, eles representam a indignação dos jovens diante de tantos desmandos que a população brasileira tem enfrentado nos últimos anos.
Os contrários ao movimento dizem que ele não tem foco, pois é justamente esse o seu maior mérito, afinal as manifestações são fruto de uma juventude que não aguenta mais um transporte público de péssima qualidade, filas nos hospitais e a saúde sem investimentos, educação de baixa qualidade, o mensalão e a corrupção tomando conta de nossas casas políticas, além de uma série de outros problemas de todas as ordens possíveis.
Os jovens brasileiros estão dando o seu grito de revolta, sendo que agrande maioria sem nenhuma ligação com os grandes partidos políticos do país, afinal a capital paulista é governada pelo PT e o estado pelo PSDB, ou seja, isso pouco importa para eles nesse momento. Esses jovens estão desencantados é com os políticos de uma forma geral e querem o seu país de volta, por isso ganharam o apoio da população ao irem para as ruas expressar sua indignação.
Na minha área, a saúde, o que observamos diariamente nos hospitais públicos são filas intermináveis, profissionais mal remunerados, equipamentos ultrapassados e um descaso absoluto com direitos básicos da população. Os atendimentos feitos em macas espalhadas pelos corredores, pois não há leitos suficientes para atender a todos que chegam aos hospitais diariamente, enquanto isso os governos investem milhões de reais para construir arenas esportivas para a Copa do Mundo.
Tenho orgulho desses jovens que hoje vão às ruas, afinal eles me representam muito mais do que os políticos que aí estão. Esses manifestantes,na sua imensa maioria pacíficos, buscam ser ouvidos por aqueles que estão no poder.
Engana-se quem acredita que essas manifestações vão acabar sem resultados, afinal eles já foram atingidos, com a população de uma forma geral aplaudindo e apoiando esses jovens, questionando a atuação de nossos governantes.
São os vinte centavos mais caros já pagos pelos políticos, não tenho dúvidas disso.
*Dr. Alfredo Salim Helito (CRM/SP 43.163) é médico de família, clínico-geral e presidente do Conselho de Ética do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo