Recanto das Flores – 31 de maio 2013 – Alguns pensadores deixaram lindas frases exemplificando o correr da vida, dos povos e a natureza humana. Alguns foram jornalistas, cientistas e até filósofos. Talvez, separadamente, em seus tempos, souberam transformar em frases, fábulas e ditados o que viam e o que sentiam, independentemente de suas próprias convicções ou comportamentos. Não nos cabe julgá-los, apenas aproveitar o que deixaram de bom.
Tenho publicado artigos semanalmente. Por muitos anos, esta é a forma que encontro de poder participar da comunidade, pois, acredito firmemente que as pessoas podem, em conjunto, construir um local gostoso para se morar, mantendo uma convivência educada e pacífica. Procuro sempre escrever usando a razão, pois, como dizia Saint-Exupéry: “A autoridade repousa sobre a razão”. Dizia o mesmo pensador: “Ser homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo”.
Maquiavel, outro pensador, era um pouco mais direto e deixou esta pérola: “Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela”.
Votuporanga foi construída sobre alicerces sólidos de bons relacionamentos, por pessoas que para cá vieram com o propósito de trabalhar e proporcionar um ambiente saudável para suas famílias. Aventureiros sempre existiram, porém jamais criaram problemas para a boa convivência da cidade. Não me recordo de alguém que tenha sido impedido de exercer suas atividades por aqui, por ciumeiras de quem quer seja. Se alguns deram certo, sorte deles, os outros que não conseguiram seus objetivos se retiraram educadamente e sempre puderam voltar sendo recebidos com respeito. Votuporanga é assim, sempre foi assim e enquanto este articulista puder dar palpites, sem ofender ninguém, queira Deus que continue assim. Alias, já dizia Benjamin Franklin: “Não direi mal de ninguém, mas só o que souber de bom acerca de cada pessoa”.
E, por que estou escrevendo tudo isto? Simplesmente porque na próxima semana chegarei novamente – Queira Deus – a um novo número de artigos. Jamais pensei em criticar ou criar obstáculos a quem quer seja. Sou democrático, vivo em comunidade e penso que todos possuem o direito de desenvolver seus projetos. Apenas penso em deixar bons exemplos para a garotada, e dizer a eles que de tudo que tenho visto cheguei a uma conclusão interessante e para isto uso uma frase de Maquiavel: “Homens ofendem por medo ou por ódio”. Portanto meus jovens, evitem ofender, evitem denegrir, a vida é longa e, lá na frente, o ofendido de hoje pode ser o nosso salvador. Nossos netos podem se casar com netos de nossos inimigos ou desafetos. Por que criar uma situação dessas? Por que colocar pedras em caminhos que não teremos oportunidade de conhecer?
Cabe a nós que vivemos estes momentos, gostando do que acontece na política ou não, sendo da oposição ou da situação, mantermos o diálogo, a educação, a tolerância e acima de tudo, o espírito cristão da bondade e do perdão, para que a comunidade em que vivemos seja um lugar legal para vivermos. Isto não é difícil, basta praticar. E, com isso, poderemos continuar dizendo: Sejam sempre, todos, bem-vindos a Votuporanga.
*Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados